Nosso Rio Guri

Nosso Rio Guri

domingo, 14 de junho de 2009

Que pena me dão os arroios...


Imagem do arroio na rua Santo Expedito/Pinhal, 
entre as ruas Alexandre Gusmão e São Joaquim, 
no Bairro Estância Velha.

Muitos estudos vem sendo feito para destacar a importância dos arroios como um ecossistema com fauna e flora que contribuem com os grandes rios que banham as cidades. Os arroios são sistemas naturais de drenagem, e, com a urbanização, devido a impermeabilização do solo, tem, ainda, a importante função de escoar a água da chuva, que cada vez mais tem sido uma das maiores problemáticas ambientais.

Porém, erroneamente, com a modernização das cidades o planejamento urbano veio jogando também o esgoto dentro destes mananciais, como uma solução paliativa. E o lixo, outro grande problema ambiental atual, segue o mesmo caminho. As cidades vão crescendo, as construções aumentando e estes pequenos cursos d'água acabam por serem vistos como empecílios às construções imobiliárias. Suas margens são desmatadas, seus banhados aterrados, e numa sequência de ações terminam por serem cobertos, servindo de canal de esgoto. Muitos canais e valas foram, no passado das cidades, belos arroios que sua população não conhece por não ter sido deixado o histórico-geográfico. Mais adiante, lá no rio, as águas poluídas por esta população são bombeadas e tratadas para ela mesma beber. Daí a importância da educação ambiental no sentido de conhecer para cuidar.

A preservação destes mananciais como importantes elementos no ciclo natural da água é outro ponto crucial na educação ambiental, para romper com este círculo vicioso na poluição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário