Nosso Rio Guri

Nosso Rio Guri

segunda-feira, 15 de junho de 2009

3 razões para cuidar do nosso 'rio guri'



A Ecologia vem recebendo atenção central pela presença marcante e necessária na vida cotidiana. Dificilmente passamos um dia sem registrar uma referência as questões do Meio Ambiente e seus efeitos abrangentes através de notícias sobre o clima, a fauna, a flora, a água, o lixo, e etc... Grande parte das vezes tais notícias levantam problemáticas. Isto nos leva a ter uma reflexão crítica sobre o fenômeno da consciência ecológica. Sendo um tema presente em nossas vidas é preciso verificar o quanto estamos, realmente, envolvidos, buscando conhecer e contribuir para com nossa realidade local e global.
Em 2005 iniciou o movimento para conhecimento e defesa deste arroio exclusivamente canoense. Ele abarca em seu leito duas unidades de conservação do município: sua principal nascente é no Parque Guajuviras, desembocando no Parque Delta do Jacuí. Atualmente sendo desenvolvido por sete (7) escolas, vinte e sete (27) entidades apoiadoras e vários colaboradores, vêm buscando conhecer sua realidade envolvendo educadores, educandos, pais, artistas, poder público e toda comunidade local na sua preservação.
A defesa pela preservação do Arroio Araçá levanta três questões que buscam levar a sociedade, inicialmente, a conhecer e investiga-lo, para movimenta-la na percepção de que a realidade é expressão da relação de cada um com o meio em que vive e que tal relação começa dentro de cada um.


1º - A Presença Histórica: em mapa datado de 1884 verifica-se que as terras canoenses foram repartidas entre três dos herdeiros de Pinto Bandeira e o Arroio estava lá limitando os lotes. A cidade iniciou-se a partir de estâncias de veraneio tal era sua riqueza natural, cresceu em torno do Araçá e tudo isto deve ser reconhecido pela população;


2° - O Recurso Hídrico: a quantidade de água que envolve o planeta ainda deixa seu povo na ilusória crença de que os dados lançados sobre risco de escassez é somente alarde. Tal qual em Canoas, rodeada de água por todos os lados, podemos estar acreditando que não corremos este risco. Porém, a situação local do nosso Arroio mostra, como a nível global, de que forma vamos destruindo nascentes, desviando os cursos dos rios, poluindo e esgotando mananciais, interferindo em todo ecossistema envolvido;


3° - A Saúde Pública: não é mais admissível que, com todo o conhecimento, toda a tecnologia e legislação atual, se continue a poluir e contaminar a água que bebemos. O Arroio Araçá serve como via de escoamento de esgoto e tem sido utilizado como depósito de lixo dos mais variados, sendo que no final de seu curso encontra-se um dos pontos de captação de água para a cidade.

Em 17/01/09, em encontro na Secretaria do Meio Ambiente as propostas e os materiais construídos pelo Projeto do Rio Guri foram apresentados aos novos gestores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário