Nosso Rio Guri

Nosso Rio Guri

terça-feira, 10 de julho de 2018

Março - Mês das Águas 2018 em Canoas/RS

21/02/18
Reunião de Projetos no Piquete Centauros para organização do 
Movimento pelo Dia Mundial da Água (22/03)
(clic nas imagens para ampliar)
  • A mobilização local aconteceu paralelo ao 8 Fórum Mundial das Águas que aconteceu em Brasília reunindo Nações para debater a gestão e construir compromissos políticos no uso deste recurso natural. Acompanhamento pelos noticiários e pela página no facebook.
  • No mesmo período o FAMA Fórum Alternativo Mundial da Água aconteceu paralelamente em Brasília, se opondo a privatização da água que sempre está em pauta nas discussões. Acompanhamento pelos noticiários e pela página no facebook
https://www.facebook.com/FAMA2018/

DIVULGAÇÃO LOCAL PELA FAN PAGE ARROIO ARAÇÁ

Segunda 12/03 - a Tribo nas Trilhas da Cidadania da Parceiros Voluntários Canoas Tribo das Águas da EEI Cofrinho de Mel mobiliza coleguinhas para um estudo sobre águas, através da oficina SOS Peixinhos do Projeto Arroio Araçá: Nosso Rio Guri, preparando a próxima ação lá no arroio.

Quarta 14/03 - a Associação Morada das Corujas - Bairro Olaria realiza movimento no Centro da Cidade em defesa da Natureza: água, biodiversidade, espaços verdes e qualidade de vida, devido a empreendimento mobiliário em local com olho d'água e fauna silvestre.


Quinta 15/03 - ProSinos oferece no Auditório da Prefeitura Municipal de Canoas Oficina Panorama Geral do Saneamento Básico sobre a estrutura, déficits e desafios do sistema de esgotamento sanitário na bacia do Sinos, com a participação de representação de vários municípios.


Sexta 16/03 -  As Tribos nas Trilhas da Cidadania iniciam o movimento 2018 com lançamento das Ações na Semana da Água, pela Trilha do Meio Ambiente. Nesta sexta foram as Escolas Infantis Cofrinho de Mel e Cara Melada.

Domingo 18/03 - Dia todo de Atividades no Piquete Centauros - abertura da Semana da Água - Cedo da manhã – Divulgação com Projeto Rio Guri na Rádio Gaúcha.

 Exposição, rodas de conversa, mateada e almoço com:
  •  Oficina SOS Peixinhos do Projeto Arroio Araçá Nosso Rio Guri
  • Coleta no Arroio das Garças e exposição de água para análise  realizado pelo Projeto SOS Mata Atlântica
  • Roda de Conversa com o Projeto do Rio Guri - o Araçá bio histórico-geográfico
  • Explanação Bacias Hidrográficas de Canoas e o problema dos resíduos pelo Projeto BiodiverCidade
  • Lançamento  do SITE do Centauros do Sul
  • Atualização sobre 8º Fórum Mundial da Água  e  eventos locais com o registro dos participantes do dia
       
  • Explanação sobre flora e distribuição de mudas de plantas por Nilce Bravo com os Projetos do Rio Guri, Mata AtlânticA e BiodiverCidade.
  • Teatro de fantoches Piquete Centauros e Projeto Rio Guri - "vamos nos conscientizar pessoal!" com Centaurino e Macaquitos
  • Culminância Piquete Centauros convida: Cavalgada até o Arroio Araçá
Fotos do domingo: Demetrio Leites, Jaqueline Pillar e Maria Inês Pacheco.

Segunda 19/03 -  Flashmob (movimentação súbita) realizada pelo Projeto do Rio Guri para registrar que "AQUI JAZ O ARROIO ARAÇÁ".  As professoras MariA Inês Pacheco, Leide e Nilce estiveram na rua Pinhal, Bairro Estância Velha, registrando fotos e conversando com a comunidade sobre o arroio que está sob o asfalto. Aconteceu o encontro com Pietra, aluna da EM Tancredo Neves, escola fundadora do projeto, juntamente com a EEI Cofrinho de Mel. Ela contou que foi uma das crianças que, juntamente com seus pais, participou da plantação das mudas de araçá junto ao arroio no residencial Bela Vista, a dez anos atrás. ESPECIAL ENCONTRO!

Terça 20/03 - Realização da Tribo Guardiőes da Natureza da EE Antonio Francisco Lisboa com as crianças dos anos iniciais, dando uma mãozinha na conscientização, preservação e cuidado com a água.

Quarta 21/03Palestra na EMEF Nelson Paim Terra Água em Parceria do projeto BiodiverCidade. Organização: professores Daniel Santos, Viviane Furtado, Jaqueline Pilar

Lançamento da Tribo Parceiros da Paz, Escola Pernambuco, pela manhã, junto ao evento Prefeitura Mais Perto acontecendo ali, no bairro Niterói. Enfoque no Aquífero Guaraní.

A Tribo da EMEF Nancy Pansera fez seu lançamento mobilizando todas as turmas com um Concurso sobre o uso consciente da água. 

A Tribo da EMEF Duque de Caxias trabalhando com os alunos a importância da água para o planeta.

A Tribo EMEF Peracchi Barcellos foi para o espaço da horta com contação de história, canto e vivência. A importância de cada gota de água.


Participantes da Comunidade do Bairro Rio Branco - Consecom realizaram saída com ONG Parceiros Voluntários e Projeto Rio Guri no Arroio Araçá com paradas em 5 pontos: ETE Estação de tratamento de esgotos, 5 COMAR, Av. Inconfidência, Campo da Hercules e nascente dona Josefina. Várias realidades de um mesmo manancial.

Quinta 22/03Dia Mundial da Água com conhecimentos e caminhada sobre o arroio na Av. Inconfidência. Realização: Parceiros Voluntários e Projeto Rio Guri com a participação da ONG Chimarrão da Amizade, Alunos do SENAS Canoas, Projeto BiodiverCidade. Divulgação Jornal Diário de Canoas.

Tribeirinhos Raio de Sol da Emei Anísio Teixeira também fazem seu lançamento no dia 22 de Março com muita alegria.

Projeto BiodiverCidade na EE Jussara Polidoro - alunos de ensino fundamental e médio na palestra sobre Recursos Hídricos.

Tribo Martinho Lutero no Dia da Água enriquecendo o movimento multiplicador canoense do cuidado mobilizando sua comunidade.

Sexta 23/03 - Tribo Peixinhos Coloridos EMEI Idara Rocha envolveu coleguinhas apresentando a Oficina SOS PEIXINHOS do Projeto Rio Guri

Tribeirinhos da EMEI Carinha de Anjo em ação pelo Dia da Água com o valor da chuva e a mágica do economizar.

Sábado 24/03 Ulbra e Projetos locais com Prof. Dr. Pedro Teiga de Portugal sobre recuperação de mananciais - Aula inaugural semestre 2018/1.

Projeto BiodiverCidade em ação pela reciclagem e construção de ecobarreira com Escoteiros e Arlas na comunidade, pelo arroio Guajuviras.

Domingo 25/03Mais uma ação no movimento pelo Dia Mundial da Água. Associação de Moradores no Residencial São João - Morada das Corujas realiza mutirão de limpeza no lago local, uma das nascentes do Arroio Araçá no Bairro Olaria.

Segunda 26/03 Ações TRIBOS das escolas com Parceiros Voluntários continuam com lançamento 2018 na Mobilização pela Água. Tribo EEEM Gomes Jardim nesta manhã envolve representantes de todas as turmas do Ensino Médio com as 3 trilhas - cultura, paz e meio ambiente.

Quarta 28/03 - Integração das Tribos Guardiões do Raio de Sol e Heróis da Escola São Mateus com oficina de graffiti e street dance encerrando o movimento de lançamento dos tribeiros Parceiros Voluntários junto ao evento da água.

Quarta 29/03 - Encerrado evento com Oficina Literária na Biblioteca do SESC sobre literatura e meio ambiente. Associação Canoense de Escritores e Projeto do Rio Guri.

PARABÉNS  A TODOS OS MOBILIZADORES E PARTICIPANTES


Notícia do ano de limpeza pública:

Nenhum comentário:

Postar um comentário