Nosso Rio Guri

Nosso Rio Guri

sábado, 11 de julho de 2009

...quando o último rio tiver secado...

Os recursos de água doce devem ser levantados e protegidos, e estabelecidos objetivos locais, nacionais e globais para o uso, qualidade, proteção e melhoria da qualidade de água.
Em vista da necessidade de estabelecer estes objetivos locais representantes da comunidade canoense participam de diversas formas no Projeto do Rio Guri, chamando a atenção para o cuidado com o Arroio Araçá ao longo de seu curso - da fazenda Guajuviras até o Canal das Garças. Em um destes atos, na nascente principal do Arroio Araçá, dentro da 15ª Romaria das águas, em 2008, foram tiradas fotos e em tres meses o local já se encontrava alterado. Leia a publicação do relatório resultante após a constatação do fato por integrantes do projeto.

Em outubro de 2008 acontecia a 15ª Romaria das Águas e integrantes do Projeto Arroio Araçá: Nosso Rio Guri participavam com as águas de sua nascente neste movimento espiritual, ecológico, social e cultural em defesa dos mananciais, na Beira do Guaíba. Enquanto isto o local da nascente deste arroio estava sendo desmatado, tendo sido atingindo o início de seu percurso. O local onde a três meses atrás a comunidade havia estado fazendo orações e pedindo proteção esteve perto de ser completamente devastado.

Agora em 2009, um ano depois, a comunidade retorna para insistir no cuidado e respeito com a natureza, fazendo nova coleta na 16ª Romaria das Águas.


Quando a última árvore tiver caído,
...quando o último rio tiver secado,
...quando o último peixe for pescado,
...vocês vão entender que dinheiro não se come.

Provérbio Indígena

Nenhum comentário:

Postar um comentário