Nosso Rio Guri

Nosso Rio Guri

segunda-feira, 3 de junho de 2024

Um maio que não esqueceremos

 Na noite de 03 de maio a Prefeitura alertava para EMERGÊNCIA : O Arroio Araçá transbordou - avisos para que moradores do bairro Mato Grande deixassem imediatamente suas casas. Os rios da região estavam transbordando, pois desde 26 de abril as fortes chuvas estavam causando inundações nas cidades da Bacia do Guaíba.


Durante o dia 02/05 Rodrigo Luiz Muller, amigo do Projeto Rio Guri, já estava monitorando a região do Arroio Araçá na divisa dos Bairros Fátima e Mato Grande, mostrando o nível das águas elevado e o início da triste realidade que nos impactaria, com uma das problemáticas nas cheias.
Do lado da ponte, casa de bombas 4, ao lado da Estação de Tratamento de Esgoto.

E Canoas inundou em 09/05 com o transbordamento dos Rios Gravataí pelo Bairro Rio Branco, e dos Sinos nos demais bairros da sua região. O Guaíba supera a cheia de 1941 e partes dos diques não aguentaram nos Bairros Rio Branco e Mathias Velho.
fonte: https://www.metropoles.com/brasil/veja-como-ficou-canoas-apos-enchente-historica-no-rio-grande-do-sul

https://npexpresso.com.br/geral/canoas-imagens-de-satelite-mostram-antes-e-depois-da-enchente

Em 23 de maio outra chuva torrencial toma conta das cidades e o Arroio Araçá
ameaça com transbordamento agora no centro de Canoas, com ampla cobertura do Jornal O Timoneiro.






Ao final do mês ainda haviam muitos locais alagados requerendo mais bombas para baixarem as águas.
Entramos em junho com muitos resíduos atulhando ruas e famílias limpando suas casas e o que restou desta triste crise climática.


Nesta Semana do Meio Ambiente há muito o que se pensar sobre prevenção e preservação, porém o momento é emergente de limpeza e reconstrução.


Nenhum comentário:

Postar um comentário