Nosso Rio Guri

Nosso Rio Guri

segunda-feira, 8 de maio de 2017

Caminhos sinuosos de um arroio

Um lago nascente neste caminho.
Fonte: http://www.diariodecanoas.com.br/_conteudo/2015/12/noticias/regiao/251380-parque-capao-do-corvo-completa-35-anos-neste-domingo.html


Rios e arroios não são retos, ao contrário, seguem seu trajeto em curvas cujas margens mudam constantemente conforme a vazão, posição, deposição e erosão. Devido a tal movimento algumas curvas podem se desligar do fluxo do manancial formando meandros e lagos, normalmente em formatos de U.

No mapa no ano de 1900, da região, pode-se observar a diferença do traçado do Arroio Araçá na atual avenida Inconfidência. 



O que se observa, no crescimento urbano das cidades, também, é que não há interesse ambiental em preservar o recurso natural, nem dos 30 metros estabelecidos na legislação, pois é,  e deve ser tratado como APP - área de preservação permanente. Ao contrário, ainda são autorizadas canalizações descaracterizando o manancial e, muitas vezes, criando outros problemas.

Há de se lembrar que um dos motivos do apoio à canalização é porque os arroios vão sendo transformados em valas, formando odores desagradáveis, principalmente em época de pouca chuva.

E assim a água vai desaparecendo, paulatinamente, com nossa concordância e ignorância dos riscos que corremos.

"A vida tem caminhos estranhos, tortuosos às vezes difíceis: um simples gesto involuntário pode desencadear todo um processo."

Caio Fernando Abreu - Jornalista Gaúcho

Nenhum comentário:

Postar um comentário