Nosso Rio Guri

Nosso Rio Guri

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Tribos em Cena no Arroio Araçá

Nos dias 02, 09, 10, 16 e 17 de junho de 2015, o Arroio Araçá  foi visitado em três pontos específicos pelas escolas integrantes do Projeto Tribos em Cena, da Parceiros Voluntários: 
1 - Av. Santos Ferreira - Nascente Fonte Dona Josefina

2 - Av. Dr. Severo da Silva - Arroio junto a praça do residencial Bela Vista



3 - Av. Inconfidência com rua Farroupilha - duas realidades: mata ciliar e o  Largo com o arroio fechado.

Foram cerca de 400 visitantes, nestes cinco dias, somando-se os alunos, professores, mães, voluntários e equipe técnica, que se deslocaram com ônibus até os locais. No primeiro ponto aconteceu roda de conversa sobre fatores históricos, geográficos e biológicos da bacia hidrográfica, com coleta d`água na nascente;

***clic nas imagens para ampliar***








Após este momento os grupos percorreram, com o transporte, o caminho do afluente que surge a partir da nascente Dona Josefina até onde este se junta ao veio principal do Arroio Araçá, no Residencial Bela Vista. Ali neste segundo ponto da visita já se pode verificar as belezas características do manancial e do terreno, assim como a falta de cuidado e a poluição da água e no entorno. Foi realizada um caminhada até e a praça disponível no local e o lanche. Um exemplo da possível convivência harmônica com a natureza desde que seja preservada e cuidada;







Por fim os grupos seguiram de ônibus até o ponto final da visitação, onde o Arroio Araçá possui mata ciliar num lindo túnel verde, porém repleto dos mais diversos resíduos ali descartados. No local somam-se fatores problemáticos de poluição que ocasionam, ainda, o visual de espuma, assim como a descaracterização do arroio, em cuja esquina, no residencial Cidade Nova, passa a ser fechado sob a Avenida Inconfidência. Verifica-se sob dois ângulos a realidade de um mesmo arroio.





"...os pequenos, que aprenderam sobre o cuidado com as águas, a importância da proteção e conservação das nascentes, e o necessário conhecimento da biodiversidade existente em um rio."

"A professora Maria Inês Pacheco conversou com os alunos a história da nascente e, também, um pouco sobre a história de Canoas. As crianças também contaram um pouco sobre seus trabalhos na escola, de acordo com os temas apresentados no projeto."

"A ação visa a educação sobre o cuidado com as águas, a importância da proteção e conservação das nascentes, e o necessário conhecimento da biodiversidade existente em um rio, e que depende de todo um processo de defesa e revitalização."


Tribos em Cena - Desenvolvimento Sustentável com Atitude.






Nenhum comentário:

Postar um comentário