Nosso Rio Guri

Nosso Rio Guri

sábado, 24 de março de 2012

Não deixem morrer meu rio...


No final de tarde da quinta-feira 22/03/12 - DIA MUNDIAL DA ÁGUA - o Arroio Araçá/Canoas recebeu amigos do Projeto Rio Guri, na Av. Inconfidência com a rua São Jose. Morador local, Sr. Carlos Stein, vem chamando a atenção para a problemática do lixo ali descartado e da constante espuma no arroio, o qual o projeto vem noticiando desde 2008, quando registrou pela primeira vez.
 Presenças de representantes das Escolas Irmão Pedro, Érico Veríssimo e Gov.Walter Peracchi Barcellos, da Casa de Caridade Pai Thomé, da FAUERS, do Grupo Axé Jovem, Projeto Herdeiros de Sepé Tiaraju, além de moradores das imediações e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
 A professora Maria Inês Pacheco organiza junto com alunos do EJA, 7ª e 8ª séries, e professores da Escola Municipal Irmão Pedro o espaço para uma manifestação de carinho pelo manancial, em meio ao grande movimento de carros e pessoas naquele horário.

Amanda, Franciele, Katlyn, Keona, Lucas, Vinícius e Vitória, Onira, José Roberto, juntamente com as Professoras Rosane e Rosa providenciaram o canto e a encenação da música 'SUPLICA DO RIO', como mensagem necessária pela forma como vem sendo tratado o 'rio guri'.
 Não deixem morrer meu rio,
Me ajudem por favor!!!
O biguá que mergulhava, já morreu
Água pé não dá flor...
 A importância do trabalho desta comunidade, de preocupação e cuidado com seu manancial, foi salientado pela Professora Delair da Escola Estadual Érico Veríssimo...
 ...pela Professora Daniele Santos da Escola Municipal Peracchi Barcellos...
 ...pela Professora Maria Senilda da LerArte, como, também,  pelo Sr. Everton Alfonsin da FAUERS que colocou a disposição das escolas a unidade móvel da federação, convidando a todos para participarem da 19ª Romaria das Águas neste ano.
 O Secretário Barônio, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, prestigiou o movimento marcando a data, destacando o cuidado com as nascentes, relatando que a principal nascente do Araçá, conforme estudos do La Salle, ao contrário do que sempre foi registrado, não fica na Fazenda Guajuviras, mas no Planalto Canoense, a qual está para ser revitalizada. As professoras solicitam que este material seja enviado ao Projeto do Rio Guri para que seja noticiado no blog, divulgando para reconhecimento de toda a comunidade. O Secretário informou, também, que a constante espuma no arroio, neste local, é oriundo do Hospital Nossa Senhora das Graças, e que os trabalhos para limpeza do Araçá são prioridades, no sentido da retirada do esgoto de seu leito.
Enfim, já estava chegando a noite e todos foram convidados para realizar um plantio de uma muda de árvore nativa de mata ciliar, providenciada pela secretaria do Meio Ambiente, o que ocorreu após uma reflexão/oração encaminhada pela professora Senilda.
Agradecimentos a Atitude Móveis que forneceu a energia para a apresentação e que, conforme relata o Secretário Barônio, enviou documento á Secretaria do Meio Ambiente verificando a possibilidade de adotar o local onde foi realizado o plantio. Contem conosco, pois todos estamos cantando juntos a Súplica do Rio Guri... 

Vendo as águas poluídas,
Do meu canto faço reza,
A viola na cantiga
É meu templo de oração;
Quero-quero está morrendo
Pelas várzeas do meu campo,
O seu grito é um lamento
Suplicando neste chão
Não deixem morrer meu rio...

2 comentários:

  1. Paulo Rogério Machado Porto25 de março de 2012 às 08:48

    Aos organizadores, apoiadores e participantes, meus cumprimentos pela atitude. Sensibilizou-me. Contem comigo para ocasiões semelhantes.

    ResponderExcluir
  2. Que bom seria se todos se mobilizassem enquanto ainda podemos fazer algo... Parabéns pela organização do momento para reflexão e que, a partir disso, outras pessoas possam se juntar a esta causa. Que as AÇÕES possam ser maiores e mais constantes.

    ResponderExcluir