Nosso Rio Guri

Nosso Rio Guri

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Projetos Herdeiros de Sepé Tiaraju e Rio Guri Juntos

A cinco anos acontece a Bicicletada nos “Caminhos de Sepé”, entre Porto Alegre e a Região das Missões, numa troca de experiências com quilombolas, indígenas, pequenos agricultores e artesãos buscando discutir problemáticas ambientais, oportunizar vivências de novas realidades, refletindo o diferencial de vida urbana e rural. Unem-se nesta ação os Profetas da Ecologia, Pastoral da Ecologia CNBB Sul 3, Comissão Pastoral da Terra (CPT) de Santa Cruz do Sul, Conselho Indigenista Missionário (CIMI), Planeta Vivo, Cáritas, Jornal Cenário de Notícias de São Gabriel, Fundo Luterano de Solidariedade, com apoio de igrejas cristãs, religiões afro, jornais e rádios locais, prefeituras, pastorais, Cáritas, Maristas, Unilasalle, ciclistas, canoeiros...
Com o objetivo de fazer com que a comunidade canoense amplie sua participação neste evento a Associação Criança Feliz, Learte e a Associação de Moradores Getulio Vargas do Bairro Mathias Velho, juntamente com a Federação Afroumbandista e Espiritualista do Rio Grande do Sul estão organizando uma bicicletada na cidade, em parceria com o Projeto do Rio Guri.
O objetivo é de, além da preservação da natureza, chamando a atenção para as fontes de água, que a bicicleta seja divulgada na cidade como meio de transporte o mais saudável, econômico e ecológico de todos.
A uns quatro anos atrás, quando o projeto mantinha reuniões mensais na Associação Hércules, integrantes do projeto iniciaram um debate sobre a construção de ciclovias no entorno do arroio Araçá onde ele ainda mantinha suas características. Porém, isto envolvia muito mais que a vontade e o trabalho de um pequeno grupo da comunidade. Era preciso um conjunto de ações iniciais de informação e sensibilização, e um movimento maior de comprometimento com as questões históricas, ecológicas e de saúde pública que fizeram nascer o Projeto do Rio Guri.

Pois o Projeto Herdeiros de Sepé Tiaraju vem nos dar a oportunidade de rever aquela meta das ciclovias e assim se justifica:

No decurso dos anos, os seres humanos todos, sem exceção, de uma forma ou de outra, direta ou indiretamente, dão sua parcela de contribuição para a destruição da natureza, nossa mãe. Uns mais, outros menos. O resultado final é que esse descaso com a mãe-terra, acaba comprometendo seriamente o desequilíbrio do meio ambiente e a vida no planeta corre sérios riscos.
A bicicletada “Caminho de Sepé Tiaraju,” além de resgatar a luta dos índios guaranis para garantir permanência em suas terras, alerta as populações sobre a necessidade de preservação das fontes de água, em todo o estado do Rio Grande do Sul.
Os “herdeiros de Sepé Tiaraju” querem que na cidade de Canoas, seja preservada a fonte Dona Josefina – nascente do Arroio Araçá e que haja o máximo de cuidado com o meio ambiente. É por isso que a bicicleta, sendo meio de transporte inteiramente ecológico, é uma das melhores ferramentas para chamar a atenção sobre nossos objetivos a fim de que possam ser atingidos em sua plenitude. Nossas despesas diárias diminuiriam e gozaríamos de melhor saúde. O trinômio economia, saúde e ecologia, estão diretamente ligados na vida de quem usa muito a bicicleta. Melhoramos de vida nós e também nosso meio-ambiente.

O Projeto visa: - Preservar os mananciais hídricos: rios, arroios, as fontes de todo o município, em especialmente a fonte Dona Josefina que já é uma referência ecológica de Canoas; - Transformar a bicicleta em símbolo de economia no transporte e de vida saudável; - Promover as ações de preservação ambiental, e que estas se multipliquem nas famílias, nas escolas, nas associações e que façam parte do cotidiano de todo cidadão.
Para tanto propõe o seguinte roteiro em Canoas:
· Sábado - 26/11/11
14 h Saída da 1º etapa da bicicletada: final da estrada da Barca
15 h Parada no Arroio Araçá, Pontilhão do Dique – rua do Aterro com a Av. Irineu de Carvalho, divisa entre os Bairros Mato Grande e Fátima.
16 h Deslocamento para prainha do Paquetá
17h lanche
17:30 Organização do acampamento
18:30 Oficina fogueira e danças circulares
21:30 Apresentações artísticas
22:30 recolhimento.

· Domingo - 27/11/11
6 h alvorada
6:30 h Café
7 h recolhimento do acampamento
7:30 2° etapa da bicicletada, deslocamento até a FAUERS
8:30 palestra na FAUERS – A Natureza é Nosso Altar
9:30 Lanche Barras de cereais
10 h 3° etapa da bicicletada deslocamento para a fonte Dona Josefina
11 h palestra dos índios
12 h Almoço
13h 4° etapa da bicicleta retorno á estrada da Barca


O evento contará com diversas atividades. Contate conosco e informe-se como inscrever-se e participar - Fone 9870.5161 com Inês.


Para conhecer a história de Sepé Tiaraju baixe o arquivo PDF aqui:http://marcomaia.com.br/dirarq/arq_publicacoes/1273082270_sepetiaraju.pdf
ou aqui - http://bd.camara.gov.br/bd/handle/bdcamara/3243



“Esta terra é nossa! Nós a
recebemos de Deus e do arcanjo São Miguel. Somente eles
nos podem deserdar!”.


Sepé Tiarajú


Gritemos como São Sepé: Esta água é nossa!


HOUVE ALTERAÇÃO NO ROTEIRO DA BICICLETADA:


SÁBADO - 26/11/11 - Inicio – 14 h Final da Estrada da Barca/Rua Maria Isabel/Rua José Veríssimo/Rua República/Rua Coronel Vicente/Rua DR. Barcelos/Viaduto metrovel /Av. Inconfidência/Av. Santos Ferreira


15h30m - Parada fonte Dona Josefina/ Av. Santos Ferreira/Rua Santa Maria/Rua Bandeirantes/Fernando Abott


16h45m Parada na FAUERS – Lanche/Apresentação/Fernando Abott/Rua Bandeirantes/Rua Santa Maria/Av. Santos Ferreira/Av. Inconfidência/Metrovel/Dr. Barcelos/Araçá/República/Rua Sem Nome/Maria Isabel/Estrada da Prainha Paquetá/Acampamento

DOMINGO - 27/11/11
6 horas - Alvorada /Estrada da Prainha/Maria Isabel/Rua Sem Nome/Rua Roberto FCO Behrends


8 horas - Parada no Arroio Araçá - Rua do Aterro com a Av. Irineu de Carvalho, divisa entre os Bairros Mato Grande e Fátima/1° Parada Rua Roberto Fco. Behrends ( plantio de arvores) /Rua Roberto FCO Behrends/Rua República/ Rua José Veríssimo/ 2° parada centro das comunidades/ Rua Maria Isabel /Estrada da barca /3° parada capela N S de Fátima/ Encerramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário