
Com o objetivo de fazer com que a comunidade canoense amplie sua participação neste evento a Associação Criança Feliz, Learte e a Associação de Moradores Getulio Vargas do Bairro Mathias Velho, juntamente com a Federação Afroumbandista e Espiritualista do Rio Grande do Sul estão organizando uma bicicletada na cidade, em parceria com o Projeto do Rio Guri.
O objetivo é de, além da preservação da natureza, chamando a atenção para as fontes de água, que a bicicleta seja divulgada na cidade como meio de transporte o mais saudável, econômico e ecológico de todos.
A uns quatro anos atrás, quando o projeto mantinha reuniões mensais na Associação Hércules, integrantes do projeto iniciaram um debate sobre a construção de ciclovias no entorno do arroio Araçá onde ele ainda mantinha suas características. Porém, isto envolvia muito mais que a vontade e o trabalho de um pequeno grupo da comunidade. Era preciso um conjunto de ações iniciais de informação e sensibilização, e um movimento maior de comprometimento com as questões históricas, ecológicas e de saúde pública que fizeram nascer o Projeto do Rio Guri.
Pois o Projeto Herdeiros de Sepé Tiaraju vem nos dar a oportunidade de rever aquela meta das ciclovias e assim se justifica:
No decurso dos anos, os seres humanos todos, sem exceção, de uma forma ou de outra, direta ou indiretamente, dão sua parcela de contribuição para a destruição da natureza, nossa mãe. Uns mais, outros menos. O resultado final é que esse descaso com a mãe-terra, acaba comprometendo seriamente o desequilíbrio do meio ambiente e a vida no planeta corre sérios riscos.
A bicicletada “Caminho de Sepé Tiaraju,” além de resgatar a luta dos índios guaranis para garantir permanência em suas terras, alerta as populações sobre a necessidade de preservação das fontes de água, em todo o estado do Rio Grande do Sul.
Os “herdeiros de Sepé Tiaraju” querem que na cidade de Canoas, seja preservada a fonte Dona Josefina – nascente do Arroio Araçá e que haja o máximo de cuidado com o meio ambiente. É por isso que a bicicleta, sendo meio de transporte inteiramente ecológico, é uma das melhores ferramentas para chamar a atenção sobre nossos objetivos a fim de que possam ser atingidos em sua plenitude. Nossas despesas diárias diminuiriam e gozaríamos de melhor saúde. O trinômio economia, saúde e ecologia, estão diretamente ligados na vida de quem usa muito a bicicleta. Melhoramos de vida nós e também nosso meio-ambiente.
O Projeto visa: - Preservar os mananciais hídricos: rios, arroios, as fontes de todo o município, em especialmente a fonte Dona Josefina que já é uma referência ecológica de Canoas; - Transformar a bicicleta em símbolo de economia no transporte e de vida saudável; - Promover as ações de preservação ambiental, e que estas se multipliquem nas famílias, nas escolas, nas associações e que façam parte do cotidiano de todo cidadão.
Para tanto propõe o seguinte roteiro em Canoas:
· Sábado - 26/11/11
14 h Saída da 1º etapa da bicicletada: final da estrada da Barca
15 h Parada no Arroio Araçá, Pontilhão do Dique – rua do Aterro com a Av. Irineu de Carvalho, divisa entre os Bairros Mato Grande e Fátima.
16 h Deslocamento para prainha do Paquetá
17h lanche
17:30 Organização do acampamento
18:30 Oficina fogueira e danças circulares
21:30 Apresentações artísticas
22:30 recolhimento.
· Domingo - 27/11/11
6 h alvorada
6:30 h Café
7 h recolhimento do acampamento
7:30 2° etapa da bicicletada, deslocamento até a FAUERS
8:30 palestra na FAUERS – A Natureza é Nosso Altar
9:30 Lanche Barras de cereais
10 h 3° etapa da bicicletada deslocamento para a fonte Dona Josefina
11 h palestra dos índios
12 h Almoço
13h 4° etapa da bicicleta retorno á estrada da Barca
O evento contará com diversas atividades. Contate conosco e informe-se como inscrever-se e participar - Fone 9870.5161 com Inês.
Para conhecer a história de Sepé Tiaraju baixe o arquivo PDF aqui:http://marcomaia.com.br/dirarq/arq_publicacoes/1273082270_sepetiaraju.pdf
ou aqui - http://bd.camara.gov.br/bd/handle/bdcamara/3243
“Esta terra é nossa! Nós a
recebemos de Deus e do arcanjo São Miguel. Somente eles
nos podem deserdar!”.
Sepé Tiarajú
SÁBADO - 26/11/11 - Inicio – 14 h Final da Estrada da Barca/Rua Maria Isabel/Rua José Veríssimo/Rua República/Rua Coronel Vicente/Rua DR. Barcelos/Viaduto metrovel /Av. Inconfidência/Av. Santos Ferreira
15h30m - Parada fonte Dona Josefina/ Av. Santos Ferreira/Rua Santa Maria/Rua Bandeirantes/Fernando Abott
16h45m Parada na FAUERS – Lanche/Apresentação/Fernando Abott/Rua Bandeirantes/Rua Santa Maria/Av. Santos Ferreira/Av. Inconfidência/Metrovel/Dr. Barcelos/Araçá/República/Rua Sem Nome/Maria Isabel/Estrada da Prainha Paquetá/Acampamento
DOMINGO - 27/11/11
6 horas - Alvorada /Estrada da Prainha/Maria Isabel/Rua Sem Nome/Rua Roberto FCO Behrends
8 horas - Parada no Arroio Araçá - Rua do Aterro com a Av. Irineu de Carvalho, divisa entre os Bairros Mato Grande e Fátima/1° Parada Rua Roberto Fco. Behrends ( plantio de arvores) /Rua Roberto FCO Behrends/Rua República/ Rua José Veríssimo/ 2° parada centro das comunidades/ Rua Maria Isabel /Estrada da barca /3° parada capela N S de Fátima/ Encerramento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário