Nosso Rio Guri

Nosso Rio Guri

domingo, 10 de julho de 2011

O projeto do Rio Guri ganha mais parceiros

Na semana do meio ambiente o Arroio Araçá ganhou um presente: a professora Daniele Barbosa dos Santos da escola municipal Gov. Walter Peracchi de Barcellos do Bairro Olaria contata com o projeto dizendo que "trabalhar com o meio ambiente não deve ser um trabalho que se acabe em uma semana".
A professora Daniele descreve as ações que desenvolve as quais deseja ampliar: A sensibilização tem sido um dos focos, mas sinto que precisamos fazer mais. Tenho acompanhado o trabalho do projeto Rio Guri através de palestras e do blog (também comunidades nas redes sociais). Comecei a cursar a pós graduação em Educação Ambiental, no ano passado, e a estudar mais sobre as diversas temáticas em relação a EA. Quero desenvolver um projeto... Estou organizando um grupo (40 alunos de 4°s e 5°s anos) que desenvolvam temáticas ambientais, entre elas a abordagem sobre os arroios canoenses, visto que o Araçá perpassa pela comunidade em que atuo (e moro.. Bairro Olaria). Estamos de certa forma próximos à nascente e dos locais que aindam percebem o arroio sem a canalização que cresce. O grupo já conheceu a nascente do Araçá, a fonte Dona Josefina e outros arroios através do projeto "Conhecendo as águas do município" desenvolvido pela prefeitura municipal. O objetivo do grupo é estudar, capacitando-se para tornar-se multiplicador dos conhecimentos, alertando sobre a poluição e demais impactos causados no meio em que vivemos. ...os alunos precisam de incentivo para realizarem as ações. O projeto é que o grupo permaneça e desenvolva atividades no decorrer do ano letivo e, mais tarde, esteja em contato com ONGs, associações e demais escolas da região nordeste e regiões vizinhas, organizando uma rede atuante nas problemáticas ambientais. Resolvi entrar em contato porque percebo a credibilidade que o projeto que desenvolvem tem na sociedade.

O grupo ambiental que estamos estruturando já conheceu a nascente, mas precisamos conhecer e participar desses movimentos, tentando elaborar ações para que a sociedade perceba a importância dos nossos mananciais. Pessoalmente, tenho conhecido, ao longo dos últimos anos, um pouco mais sobre os arroios e sobre a malha hídrica de Canoas. Estou aprendendo. Quanto ao grupo, como são alunos e moram nas proximidades de alguns arroios localizados na região nordeste (Canoas), estamos trocando, conhecendo, nos organizando para atuarmos junto à comunidade. É um trabalho que leva tempo, mas deve ser iniciado e desenvolvido ao longo da vida escolar e fora da escola... a proposta é sermos multiplicadores de conhecimentos. A parceria é para que nos mantenham a par das ações desenvolvidas pelo projeto "Arroio Araçá: Nosso Rio Guri" e, ...queremos divulgá-lo para os que ainda o conhecem como "valão", além de desenvolvermos outras ações dentro da escola (coleta seletiva, descarte correto de óleo e pilhas... tudo o que acabe contaminando a água dos arroios e rios).
Vamos crescendo...


Pois bem, conversando com a professora ficamos sabendo que ela já é grande amiga do projeto, já realizou atividades com materiais do Rio Guri como fotos e o vídeo do youtube. Já vem desenvolvendo nossa proposta que é cuidar da natureza que resta em nossa cidade.



Daniela conheceu as nascentes da Fazenda Guajuviras e Fonte Dona Josefina com seus alunos participando na trilha "Conhecendo as águas do município" oferecida pela prefeitura.





Esta é uma parceria que só tende a crescer mesmo prof. com seu conhecimento e entusiasmo. É tudo que precisamos. Aguardamos novas postagens com os trabalhos da escola.

Blogs da Professora Dani
http://canoaseduambiental.blogspot.com/
http://grupoambientalperacchi.blogspot.com/

Um comentário:

  1. Ficamos felizes (EMEF. Gov. Walter Peracchi de Barcellos) em estabelecer esta parceria com o projeto "Arroio Araçá: Nosso Rio Guri", pois, graças aos envolvidos, ações em prol do arroio podem ser ampliadas e valorizadas pela comunidade... pela sociedade. Parabéns pelo trabalho desenvolvido e esse é só o começo de um movimento que tende a crescer a cada dia.

    ResponderExcluir