Nosso Rio Guri

Nosso Rio Guri

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Legislação Ambiental, Código Florestal, Arroio Araçá...










Nossa luta local em defesa da natureza, da vida,


é uma luta nacional,


é uma luta global.



Venceu a destruição, a ganância e o lucro!

Por Fórum em Defesa do Código Florestal Brasileiro
A sociedade tomou conhecimento na noite do dia 24 de maio, à noite, de mais um desserviço prestado pela maioria da Câmara dos Deputados ao povo brasileiro: a aprovação do relatório Aldo Rebelo e do projeto de lei para a modificação do Código Florestal Brasileiro, carta maior de nossa legislação ambiental, uma das mais avançadas do mundo, patrimônio da nação brasileira. Quem perdeu não foram só os ambientalistas, mas fundamentalmente o Brasil e suas gerações futuras, bem como todo o planeta sob constante ameaça ambiental...

http://www.ecoagencia.com.br/?open=sintoniaterra


Veja + Artigos no site Ecoagência:


O preço de não escutar a natureza - Por Leonardo Boff
Conhecemos os vales profundos e os riachos que correm neles. Mas não escutamos a mensagem que eles nos enviam, que é: não construir casas nas encostas; não morar perto do rio e preservar zelosamente a mata ciliar.


O Planeta vai continuar com febre - Por Leonardo Boff
A lógica da economia dominante que visa o crescimento e o aumento do PIB implica na dominação da natureza, na desconsideração da equidade social (dai a crescente concentração de riqueza e a célere apropriação de bens comuns) e da falta de solidariedade para com as futuras gerações.

Pássaros sem Ninhos - Por Nicete Campos
Em centros urbanos, por conta do crescimento populacional “inevitável”, a flora vai sendo substituída por concretos luxuriosos


O meio ambiente exige que a consciência seja convertida em ação - Por Leila Boscato Garcia
O ser humano pode ser caracterizado como cego, como inconsciente, como pessimista ou otimista demais, quando se fala da sua relação com o meio ambiente. Mas, independente do posicionamento adotado, o certo é que, os discursos que emanam das diversas áreas da sociedade convergem para necessidade de adotar uma nova postura menos destrutiva e mais altruísta

Rios como artérias de vida, ... - Por Paulo Brack
Nos reservatórios de hidrelétricas, como efeito dominó, quanto maior a intervenção por esse tipo de obra, os habitats e os ecossistemas podem entrar em colapso, pois já perderam a oxigenação das corredeiras bem como a presença de peixes e plantas exclusivos de cursos d’água.

Água – Questão de Sobrevivência! - Por Douglas Carrara
Quando a comunidade se mobiliza realmente obtém resultados...

A Metáfora Ambiental - O agir humano atual e o meio ambiente - Por Millos A. Stringuin
Os homens são induzidos para a ganância crematística (acumulação constante de bens materiais por prazer) e, por ela, a humanidade altera definitivamente o meio ambiente, rompendo a homeostasia planetária. Trata-se da busca ilusória do tão desejado desenvolvimento pessoal e do progresso.

Bioma Pampa, um sistema ameaçado - Por Marcelo Dutra Silva
Cerca de 40 espécies de animais estão ameaçadas de extinção no pampa gaúcho, como o veado-campeiro, o lobo-guará, o gato-palheiro e aves, como a noivinha-de-rabopreto, a águia-cinzenta, o veste-amarela e a corruíra-do-campo.

Educação ambiental e dever de casa - Por Giovanni Seabra
A educação ambiental é sustentada na aprendizagem permanente, baseada no respeito a todas as formas de vida e no estímulo às sociedades socialmente justas e ecologicamente equilibradas, mantendo entre si a relação de interdependência e diversidade.


O desafio de nossa geração - Por Heitor Scalambrini Costa
O que está em jogo é a disposição da sociedade em reduzir e alterar drasticamente a forma de consumo, redefinir o modelo de produção e a idéia de desenvolvimento.



Endossando os propósitos de alerta, de ação e de cuidado do projeto do Rio Guri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário