-
A partir de Segunda-feira 08/08, das 8h às 20h na sede da Federação.
-
Sexta-feira 12/08 seguirá para a Paróquia N Srª Aparecida, até 20/08/11.
-
Após seguirá para as próximas cidades.
Nosso Rio Guri
domingo, 31 de julho de 2011
Águas do Araçá acompanham passagem da Senhora das águas por Canoas
sexta-feira, 29 de julho de 2011
Plantio de Araçá simboliza adesão ao Projeto do Rio Guri
No sábado - 16 de julho - o Grupo ambiental trabalhou apresentando fotos sobre suas ações. No momento dedicado ao resgate histórico dos mananciais de Canoas, houve a apresentação de foto cedida pelo projeto "Arroio Araçá: Nosso Rio Guri", disponibilizado na internet.
quinta-feira, 21 de julho de 2011
...uma boa idéia vai se transformando em uma união de vontades...
Participar da Romaria das águas nos faz abraçar com mais afinco a causa do cuidado com as nascentes. Uma nascente tem a grande responsabilidade de dar origem aos pequenos recursos hídricos que, por sua vez, irão alimentar e manter os fluxos dos rios. Por isto acreditamos que é importantíssimo a...
Preservação e Recuperação das
NASCENTES
(de água e de vida)
...É desse jeito que nasce.
Como a poesia, a água brota, vencendo a força da terra que teima em prendê-la,
tenra e terna uma boa idéia vai se transformando em uma união de vontades, que repartidas, se multiplicam, vão ganhando forças para fundir mais possibilidades...
Para ter este livro baixe nos links:
Calheiros, R. de Oliveira et al.
Piracicaba: Comitê das Bacias Hidrográficas
dos Rios PCJ - CTRN, 2004.
Piracicaba, Brasil
JUNHO / 2004
1a Edição
domingo, 10 de julho de 2011
Fonte Dona Josefina recebe os Romeiros das águas



O projeto do Rio Guri ganha mais parceiros
A professora Daniele descreve as ações que desenvolve as quais deseja ampliar: A sensibilização tem sido um dos focos, mas sinto que precisamos fazer mais. Tenho acompanhado o trabalho do projeto Rio Guri através de palestras e do blog (também comunidades nas redes sociais). Comecei a cursar a pós graduação em Educação Ambiental, no ano passado, e a estudar mais sobre as diversas temáticas em relação a EA. Quero desenvolver um projeto... Estou organizando um grupo (40 alunos de 4°s e 5°s anos) que desenvolvam temáticas ambientais, entre elas a abordagem sobre os arroios canoenses, visto que o Araçá perpassa pela comunidade em que atuo (e moro.. Bairro Olaria). Estamos de certa forma próximos à nascente e dos locais que aindam percebem o arroio sem a canalização que cresce. O grupo já conheceu a nascente do Araçá, a fonte Dona Josefina e outros arroios através do projeto "Conhecendo as águas do município" desenvolvido pela prefeitura municipal. O objetivo do grupo é estudar, capacitando-se para tornar-se multiplicador dos conhecimentos, alertando sobre a poluição e demais impactos causados no meio em que vivemos. ...os alunos precisam de incentivo para realizarem as ações. O projeto é que o grupo permaneça e desenvolva atividades no decorrer do ano letivo e, mais tarde, esteja em contato com ONGs, associações e demais escolas da região nordeste e regiões vizinhas, organizando uma rede atuante nas problemáticas ambientais. Resolvi entrar em contato porque percebo a credibilidade que o projeto que desenvolvem tem na sociedade.
O grupo ambiental que estamos estruturando já conheceu a nascente, mas precisamos conhecer e participar desses movimentos, tentando elaborar ações para que a sociedade perceba a importância dos nossos mananciais. Pessoalmente, tenho conhecido, ao longo dos últimos anos, um pouco mais sobre os arroios e sobre a malha hídrica de Canoas. Estou aprendendo. Quanto ao grupo, como são alunos e moram nas proximidades de alguns arroios localizados na região nordeste (Canoas), estamos trocando, conhecendo, nos organizando para atuarmos junto à comunidade. É um trabalho que leva tempo, mas deve ser iniciado e desenvolvido ao longo da vida escolar e fora da escola... a proposta é sermos multiplicadores de conhecimentos. A parceria é para que nos mantenham a par das ações desenvolvidas pelo projeto "Arroio Araçá: Nosso Rio Guri" e, ...queremos divulgá-lo para os que ainda o conhecem como "valão", além de desenvolvermos outras ações dentro da escola (coleta seletiva, descarte correto de óleo e pilhas... tudo o que acabe contaminando a água dos arroios e rios).
Vamos crescendo...
Pois bem, conversando com a professora ficamos sabendo que ela já é grande amiga do projeto, já realizou atividades com materiais do Rio Guri como fotos e o vídeo do youtube. Já vem desenvolvendo nossa proposta que é cuidar da natureza que resta em nossa cidade.
Daniela conheceu as nascentes da Fazenda Guajuviras e Fonte Dona Josefina com seus alunos participando na trilha "Conhecendo as águas do município" oferecida pela prefeitura.
Esta é uma parceria que só tende a crescer mesmo prof. com seu conhecimento e entusiasmo. É tudo que precisamos. Aguardamos novas postagens com os trabalhos da escola.
Blogs da Professora Dani
http://canoaseduambiental.blogspot.com/
http://grupoambientalperacchi.blogspot.com/
sexta-feira, 1 de julho de 2011
Legislação Ambiental, Código Florestal, Arroio Araçá...
Nossa luta local em defesa da natureza, da vida,
é uma luta nacional,
é uma luta global.
Venceu a destruição, a ganância e o lucro!
Por Fórum em Defesa do Código Florestal Brasileiro
A sociedade tomou conhecimento na noite do dia 24 de maio, à noite, de mais um desserviço prestado pela maioria da Câmara dos Deputados ao povo brasileiro: a aprovação do relatório Aldo Rebelo e do projeto de lei para a modificação do Código Florestal Brasileiro, carta maior de nossa legislação ambiental, uma das mais avançadas do mundo, patrimônio da nação brasileira. Quem perdeu não foram só os ambientalistas, mas fundamentalmente o Brasil e suas gerações futuras, bem como todo o planeta sob constante ameaça ambiental...
http://www.ecoagencia.com.br/?open=sintoniaterra
Veja + Artigos no site Ecoagência:
O preço de não escutar a natureza - Por Leonardo Boff
Conhecemos os vales profundos e os riachos que correm neles. Mas não escutamos a mensagem que eles nos enviam, que é: não construir casas nas encostas; não morar perto do rio e preservar zelosamente a mata ciliar.
O Planeta vai continuar com febre - Por Leonardo Boff
A lógica da economia dominante que visa o crescimento e o aumento do PIB implica na dominação da natureza, na desconsideração da equidade social (dai a crescente concentração de riqueza e a célere apropriação de bens comuns) e da falta de solidariedade para com as futuras gerações.
Pássaros sem Ninhos - Por Nicete Campos
Em centros urbanos, por conta do crescimento populacional “inevitável”, a flora vai sendo substituída por concretos luxuriosos
O meio ambiente exige que a consciência seja convertida em ação - Por Leila Boscato Garcia
O ser humano pode ser caracterizado como cego, como inconsciente, como pessimista ou otimista demais, quando se fala da sua relação com o meio ambiente. Mas, independente do posicionamento adotado, o certo é que, os discursos que emanam das diversas áreas da sociedade convergem para necessidade de adotar uma nova postura menos destrutiva e mais altruísta
Rios como artérias de vida, ... - Por Paulo Brack
Nos reservatórios de hidrelétricas, como efeito dominó, quanto maior a intervenção por esse tipo de obra, os habitats e os ecossistemas podem entrar em colapso, pois já perderam a oxigenação das corredeiras bem como a presença de peixes e plantas exclusivos de cursos d’água.
Água – Questão de Sobrevivência! - Por Douglas Carrara
Quando a comunidade se mobiliza realmente obtém resultados...
A Metáfora Ambiental - O agir humano atual e o meio ambiente - Por Millos A. Stringuin
Os homens são induzidos para a ganância crematística (acumulação constante de bens materiais por prazer) e, por ela, a humanidade altera definitivamente o meio ambiente, rompendo a homeostasia planetária. Trata-se da busca ilusória do tão desejado desenvolvimento pessoal e do progresso.
Bioma Pampa, um sistema ameaçado - Por Marcelo Dutra Silva
Cerca de 40 espécies de animais estão ameaçadas de extinção no pampa gaúcho, como o veado-campeiro, o lobo-guará, o gato-palheiro e aves, como a noivinha-de-rabopreto, a águia-cinzenta, o veste-amarela e a corruíra-do-campo.
Educação ambiental e dever de casa - Por Giovanni Seabra
A educação ambiental é sustentada na aprendizagem permanente, baseada no respeito a todas as formas de vida e no estímulo às sociedades socialmente justas e ecologicamente equilibradas, mantendo entre si a relação de interdependência e diversidade.
O desafio de nossa geração - Por Heitor Scalambrini Costa
O que está em jogo é a disposição da sociedade em reduzir e alterar drasticamente a forma de consumo, redefinir o modelo de produção e a idéia de desenvolvimento.
Endossando os propósitos de alerta, de ação e de cuidado do projeto do Rio Guri.