Nosso Rio Guri

Nosso Rio Guri

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Lançada a 17ª Romaria das Águas

Através do convite da FAUERS, da Coordenadoria da Diversidade, do Projeto Arroio Araçá: Nosso Rio Guri, com apoio do Gabinete do Vereador Nelsinho, foi lançada em Canoas a 17ª Romaria das águas em 23 de junho de 2010.

Em grande expediente na Câmara de Vereadores de Canoas, atendendo requerimento do Vereador Nelsinho Metalúrgico, o evento transcorreu com a presença do Irmão Antonio Cechin e demais religiosos, além das pessoas ligadas as áreas de meio ambiente, educação e social.

Em seu pronunciamento o Vereador Nelsinho destacou a importância deste movimento citando as diversas entidades que lutam em defesa do meio ambiente e integram a romaria, fazendo uma homenagem aos representantes das áreas que vem trabalhando em defesa dos recursos hídricos, pela importância para o Meio Ambiente, Saúde e História da cidade.

Irmão Antonio Cechin - Movimento Romaria das águas, Vereador Nelsinho, Celso Barônio - Secretário do Meio Ambiente e Prof. Maria Inês Pacheco - articuladora do Projeto Arroio Araçá: Nosso Rio Guri

Líder fundador deste evento o Irmão Antônio Cechin enfatizou que, além de movimento religioso, a Romaria é uma mobilização social com o objetivo de chamar a atenção de todos para a importancia da água em nossas vidas e da situação deste elemento vital no cotidiano das cidades.

Vários representantes do Projeto do Rio Guri estiveram presentes: integrantes da Pastoral da Ecologia, Casa de Caridade Pai Thomé, Axé Jovem, das ONGs Bem Me Quer e Araucária, da Uniaxés, Quilombo Chácara das Rosas, Coordenadoria da Juventude, o artista plástico Gilberto Fettuccia, as profs. Ivone Bolico, Elisabete Fettuccia e Mª Helena Flores e a FAUERS, cujo Presidente, Everton Alfonsin, entregou um projeto de participação da federação na Romaria com solicitação para que este movimento faça parte do calendário de eventos de Canoas. Também, convidou a todos para a primeira reunião de organização do Romaria no sábado - 03/07/10, ás 9h, no santuário de Nossa Senhora Aparecida das Águas, localizado na Ilha Grande dos Marinheiros.

Através dos encontros que se inicia nesta data é que vai se formatando a romaria, com definicões de datas de coletas nas nascentes, roteiro e conteúdo de peregrinação da Santa, definição das participações das cidades que fazem parte da Bacia Hidrográfica do Guaíba e organização necessária durante todo o período do evento e para o dia 12 de outubro.

Destacam-se ainda as seguintes presenças neste lançamento:
Porto Alegre – Pastoral da Ecologia, Movimento Social da Ihas do Guaíba
Viamão – Coordenadoria da Diversidade e Pastoral da Ecologia
Alvorada – ONGs Se Ame, Acata, Centro Africano Iemanjá e Oxalá Fraternidade Ogum Beira Mar, Ilê Axé Oba, Centro Africano Inhançã e Bará;
Esteio – Coordenadoria de Políticas, Secretaria de Arte e Cultura, Grupo Unir Raças;
Canoas – Frei Wilson Dallagnol da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Secretarias da Educação e Desenvolvimento Social, Associação das Mulheres Negras, ONG Uriel, Coordenadoria da Igualdade Racial, Coordenadoria da Mulher, Comunidade Negra, Conselho de Cultura, Centro Espírita de Umbanda Oxum Maré e Ogum Beira Mar, CRAOT - Conselho Regional do Ambiente e Ordenamento do Território.

Nenhum comentário:

Postar um comentário