Nosso Rio Guri

Nosso Rio Guri

sábado, 27 de junho de 2020

Arroio Araçá na av. Nazário

Aqui fica o Arroio Araçá, atravessando a Av. Nazário, divisa entre os Bairros Olaria e Estância Velha - Canoas/RS.
Este local possui uma grande área verde com biodiversidade que merece estudo de suas espécies de fauna e da flora situadas às margens do arroio. Porém são áreas particulares e estão sendo realizados empreendimentos imobiliários reduzindo possibilidades.
Em um destes empreendimentos foi colocado o nome de Nascente do Araçá.
Este local está marcado pelo encontro de moradores das redondezas para realização de mutirão no Arroio Araçá que aconteceu em outros sete locais na cidade, e abriu a semana do meio ambiente em junho de 2008, cujo movimento de organização iniciou em março, na semana da água. 
A margem do arroio estava sendo utilizada para descarte de lixo na Avenida do Nazário e a Escola Paz e integrantes do Projeto Gansa se envolveram na limpeza deste local.
Após aquele ano, por um período visualizou-se uma placa de 'vende-se' no arroio e o Projeto Rio Guri buscou verificar do que se tratava. Por fim a placa saiu e iniciou o Empreendimento do Residencial Puerto Madero num dos lados do arroio, que abarcou sua área verde para preservação ambiental, conforme link:
Nesta semana moradores do entorno procuraram o projeto Araçá para informar da ocorrência de máquinas no arroio, pois vislumbraram um movimento que estava atingindo a flora e a fauna, uma vez que, junto ao ruído das máquinas, barulho de enxames e gritos dos pássaros se intensificavam, e inclusive, marimbondos estavam tomando conta de áreas de residências. Algumas fotos e vídeos foram enviados ilustrando o fato.

A partir de alguns contatos verificou-se que estava ocorrendo a reunião online do COMMA - Conselho Municipal do Meio Ambiente e foi solicitado participação para consulta sobre do que se tratava, representando a comunidade que procurou o Projeto Rio Guri. A partir daí a SMMA passou para a fiscalização, informando que há um projeto de revitalização a ser apresentando e que estariam averiguando o fato relatado.
 
 Os moradores foram informados sobre a fiscalização, mas um grupo do Residencial Poerto Madero, preocupado com o rápido abate do espaço natural, pois além do maquinário apareceram barulhos de serras elétricas, criou pelo watts uma rede de comunicação.  Incluiram integrantes do Projeto Rio Guri e foram reunindo informações e se mobilizando para acompanhar e buscar por apoios, dispobilizando imagens de vários ângulos, foto da placa de empreendimento e processo de licenciamento. 
A informação é a de que a licença ambiental está revogada para averiguação se a área do arroio foi impactada pela limpeza, até que o projeto de revitalização da SMMA sejá aprovado nas instâncias necessárias.

De fato a área a ser utilizada é de grande medida e os cuidados devem seguir o que está  regulamentado na legislação. Neste local, na parte superior da bacia hidrográfica do Araça, é onde o arroio começa a se alargar ainda com a mata ciliar intacta.
A mata ciliar compõe-se de vegetação nativa nas margens de um curso d'água e é área de preservação permanente, com a importante função de proteger o solo evitando erosão, poluição e degradação dos rios. Além disso é ambiente para a preservação da fauna local. As diversas ações humanas impactam a diversidade ali vigente, imprescindivel para a manutenção da vida e qualidade da água. Para tanto, conforme Códico Florestal uma metragem mínima devem cobrir a área variando proporcionalmente a largura do rio.
Como corredor ecológico o Araçá já está bastante impactado pela urbanização da cidade, que hoje aniversaria (81 anos de emancipação) sendo importante a preservação do que ainda lhe resta 
E quais são as características desta área?
Que há ali dos biomas Mata Atlântica e Pampa?
Largura de 5 metros no arroio tem proteção legal de quantos metros 
de mata ciliar para cada lado?
O que temos de flora e fauna a ser catalogado e protegido antes de qualquer manejo?

Figueiras legalmente imunes ao corte,...Entretanto o corte pode ser excepcionalmente autorizado em casos imprescindíveis à execução de obras de relevante utilidade pública...
Aguardemos ao que vem e que, o que vier seja ao encontro do conceito de
 desenvolvimento sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário