Nosso Rio Guri

Nosso Rio Guri

sexta-feira, 29 de março de 2019

Mês das Águas II - Março 2019


Comemorando os 15 anos do Projeto em defesa do Arroio Araçá 
  • DIA 21 DE MARÇO - A partir da mobilização de integrantes e amigos do Projeto Rio Guri, representantes das Tribos nas Trilhas da Cidadania, professores da Escola Estadual Gomes Jardim e SENAC Canoas marcaram a data dos 15 anos do projeto na Nascente Fonte Dona Josefina. O local recebeu manutenção providenciada pela Diretoria de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que se fez presente no encontro, juntamente com os Secretários e integrantes das Secretarias de Desenvolvimento Social e da Cultura e Turismo. 
  • Fotos de: Rosana Miyabukuro, Raquel Amorin Nowakowski, Leidi Ayres e Maria Inês Pacheco
Nos espaços da praça local, e junto a nascente, os professores conversaram com a juventude sobre os enfoque interdisciplinar da aprendizagem nesta tarde.

 Maria Inês Pacheco / Pedagoga articuladora do Projeto Rio Guri 
 Prof.Márcia de Português/E.Gomes Jardim
Prof. Daniela de Química/E. Gomes Jardim
Prof.Jason de Filosofia/ E. Gomes Jardim
Prof. Airan/História Museu Municipal Parque dos Rosas
Prof. Eleni Freitas / Pedagoga SENAC

Juntamente ali representantes das secretarias municipais apresentaram as possibilidades intersetoriais de apoio e participação conjunta.
Secretária Luisa Camargo e Secretário Adjunto Jocelito Constâncio do Desenvolvimento Social.
Secretário Mauri Grando e Diretor Jerônimo da Cultura e Turismo.
Diretora Silvia Troian da Educação Ambiental SMMA
A Fonte Dona Josefina localiza-se em área considerada de proteção ambiental por conter uma nascente perene, ou seja, de vazão permanente, responsável pela formação de um pequenino córrego que vai dar no arroio Araçá. Atualmente tem seu percurso entubado a partir do residencial Hércules, ligado a rede pluvial, que desemboca no arroio.
Considerando-se a história de 104 anos da construção de tijolos providenciada pelo antigo proprietário, da família dos Rosas, esposo da Dona Josefina, para proteção da nascente, também o local torna-se uma área de proteção cultural.

Após tais explanações foram tiradas fotos e sanadas dúvidas, integrando aos diferentes grupos.
 
Desta forma, numa rica e bonita tarde de conhecimento e debate entre a comunidade presente, ficou marcado o aniversário de 15 anos do projeto, e o dia da água neste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário