Ailb realizou pesquisa no conteúdo e apresentou sua proposta de distribuição e formatação de texto, de disposição de páginas, desing de capa, fotografando e valorizando a fonte Dona Josefina dando destaque para a imagem da construção de tijolos centenária, como símbolo, exemplo e preocupação com o cuidado da nascente.
Sobre a apresentação na banca Ailb diz ter superado seu nervosismo devido ao apoio e emoção de seu professor orientador que fez um depoimento sobre a importância de seu trabalho e por ter conhecido em sua juventude o Arroio Araçá e suas belezas.
Parabéns e receba toda nossa Gratidão.
Ficou lindo e vamos dar seguimento para virar publicação.
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Estudos Interdisciplinares
Esta realização vem ao encontro da proposta do Projeto Rio Guri de Estudos
Interdisciplinares sobre a Realidade do Arroio Araçá Canoas com a finalidade de
viabilizar visão global sobre as condições atuais da bacia hidrográfica do
manancial, a partir das visões locais das áreas de estudos e dos vários pontos
de vista em que pode ser abordado, utilizando-se, a princípio, do acervo material
a disposição no Projeto do Rio Guri[1], considerando
a história na cidade, projetando um futuro com mais atenção e preservação,
através de uma educação ambiental in loco. Vem ao encontro do material enviado
pela Coordenação da Pedagogia em outubro passado sobre interdisciplinaridade e
transversalidade: a água não é propriedade de uma disciplina, mas de todas, com
tudo o que a envolve.
Objetivo
geral: Pesquisar, estudar e debater na perspectiva interdisciplinar
os temas que envolvem o ambiente local a partir de um ponto
de partida - um arroio, sua biodiversidade e suas problemáticas – e aspectos reais
para o desenvolvimento sustentável, por meio da produção científica e práticas
inovadoras.
Objetivo
final
– publicação de um livro mostrando os vários olhares construídos sobre o manancial local e, se possível, conforme o grau de
integração e troca entre os especialistas, divulgando boas práticas na interdisciplinaridade.
Justificativa
As ações humanas são
impactantes no meio natural e social. Compreender a complexidade das relações
estabelecidas na dinâmica da sociedade, em seus mais variados campos, e,
concomitantemente, responder aos desafios apontando soluções exige da academia
produção de conhecimento de forma interdisciplinar e sistêmica.
A sociedade do Século
XXI, em constante mudança e inovação tecnológica, requer uma educação, por um
lado, focada nas particularidades dos saberes envolvidos, e por outro, mergulhada
nas relações estabelecidas, transitando entre o local e o global, analisando as
partes e o todo, através da práxis, propondo ações, produzindo ciência e dando ciência
disso para a sua comunidade.
Esta proposta tem o apoio da Professora Maria Inês Pacheco, uma das fundadoras e articuladora do Projeto Rio Guri, sendo a criadora e administradora do seu blog. A professora é Pedagoga, Orientadora Educacional, estudante da Ecopedagogia e da Pedagogia Sistêmica, tutora virtual nos cursos de Pedagogia e Gestão
Ambiental da Ulbra, Assessora Pedagógica no Projeto Socioambiental 'Tribos em Cena' da CICS Parceiros Voluntários Canoas. Verifica-se a necessária
interdisciplinaridade nas ações educativas e este é dos objetivos do Projeto Ambiental Arroio Araçá nosso Rio Guri/Canoas, que está completando neste mês 14 anos de seu início, envolvendo escolas particulares, municipais, e estaduais,
associação de moradores e demais instâncias da comunidade canoense. Porém já teve envolvimento e trabalhos de pessoas de outras cidades.
A proposta visa a contribuição com o cuidado e informações através da contribuição e estudos das diferentes áreas do conhecimento, sobre
a natureza, em especial sobre as nascentes e arroios da cidade, como
segue:
Geografia
–
levantar aspectos físicos e sociais da área da bacia hidrográfica, mapear,
caracterizar suas nascentes, seu relevo, solo, clima, posição sobre o aqüífero,
representar os elementos que compõem o meio geográfico, a realidade, impactos
ambientais, relação e interdependência entre o homem e o meio;
História
– estudar
a ocupação da área do entorno, identificar os donos das terras envolvidas,
identificar a memória histórica, analisar o acervo e acontecimentos, as alterações
com o desenvolvimento da cidade;
Biologia
–
caracterizar as condições das águas em relação a fauna e a flora, identificando
a biodiversidade existente ao longo da bacia hidrográfica;
Química
– o
curso já é referência de estudos a partir do trabalho da Professora Tania Renata
Prochnow com análise das condições das águas e solo, os impactos
resultantes das condições sanitárias,
levantamento dos riscos de doenças;
Engenharia Ambiental e Sanitária - analisar as condições de preservação e recuperação
do arroio, seus poluentes e contaminantes, elaborando medidas sustentáveis para
monitoramento da qualidade do recurso hídrico;
Gestão Ambiental – caracterizar as condições ambientais do entorno do arroio,
os impactos causados pela população e empresas; A professora Andreia Cardoso
Pacheco já valorização e divulgou o material do Rio Guri na disciplina de
Educação Ambiental;
Pedagogia – levantar os aspectos transversais, sistêmicos e
interdisciplinares da educação socioambiental, formal e informal, ocorridas a
partir do estudo das condições do arroio local e a forma de atuação nas escolas
a partir da educação por projetos;
Letras - analisar as
relações e formas de literatura e linguagem socioculturais da comunidade e a
comunicação e expressão dos estudos sobre o manancial realizados;
Artes visuais – analisar diferentes formas de linguagens artísticas
existentes na expressão da comunidade local com vistas a sensibilização para a
preservação do manancial;
Matemática – contribuir com estudos estatísticos da realidade;
Direito – análise da legislação ambiental e proposição de alternativas de proteção;
Produção Audiovisual - de documentários sobre os
estudos e sobre o manancial;
Jornalismo: produzir materiais de
informação, conhecimento e ferramentas de divulgação sobre o projeto, sobre os
estudos e sobre o conteúdo produzido;
Desing Gráfico: produção de layouts de diferentes tipos pra diferentes finalidades;
...
Metodologia
inicial:
1.
Apresentação
da proposta para coordenadores de cursos, professores e alunos interessados;
2.
Visitação in loco e/ou ao material virtual e localização histórica do projeto ambiental, realização
de trilha para conhecimento do manancial e localização geográfica;
3.
Apoio nas definições do formato do projeto pessoal, dos objetos
de estudos e contribuição de cada curso, formas de divulgação e envolvimento
dos alunos;
4.
Organização ou participação em cronograma de estudos e encontros interdisciplinares;
...
Belo trabalho Ailb. Vc sempre foi muito.determinado, sucesso.
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