Nosso Rio Guri

Nosso Rio Guri

sexta-feira, 2 de março de 2018

Desing Gráfico do Livro do Rio Guri

No segundo semestre de 2017 o Projeto do Rio Guri foi fonte de estudos e trabalhos de alunos universitários. Ailb Peixoto Goulart, aluno ULBRA do curso de Design Gráfico escolheu o conteúdo do blog do Projeto do Rio Guri para propor um projeto editorial de livro, vindo ao encontro de nossa intenção de publicação da nossa história.

Ailb realizou pesquisa no conteúdo e apresentou sua proposta de distribuição e formatação de texto, de disposição de páginas, desing de capa, fotografando e valorizando a fonte Dona Josefina dando destaque para a imagem da construção de tijolos centenária, como símbolo, exemplo e preocupação com o cuidado da nascente.
Sobre a apresentação na banca Ailb diz ter superado seu nervosismo devido ao apoio e emoção de seu professor orientador que fez um depoimento sobre a importância de seu trabalho e por ter conhecido em sua juventude o Arroio Araçá e suas belezas.
Parabéns e receba toda nossa Gratidão.

Ficou lindo e vamos dar seguimento para virar publicação.
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Estudos Interdisciplinares
Esta realização vem ao encontro da proposta do Projeto Rio Guri de Estudos Interdisciplinares sobre a Realidade do Arroio Araçá Canoas com a finalidade de viabilizar visão global sobre as condições atuais da bacia hidrográfica do manancial, a partir das visões locais das áreas de estudos e dos vários pontos de vista em que pode ser abordado, utilizando-se, a princípio, do acervo material a disposição no Projeto do Rio Guri[1], considerando a história na cidade, projetando um futuro com mais atenção e preservação, através de uma educação ambiental in loco. Vem ao encontro do material enviado pela Coordenação da Pedagogia em outubro passado sobre interdisciplinaridade e transversalidade: a água não é propriedade de uma disciplina, mas de todas, com tudo o que a envolve.

Objetivo geral: Pesquisar, estudar e debater na perspectiva interdisciplinar os temas que envolvem o ambiente local a partir de um ponto de partida - um arroio, sua biodiversidade e suas problemáticas – e aspectos reais para o desenvolvimento sustentável, por meio da produção científica e práticas inovadoras.

Objetivo final – publicação de um livro mostrando os vários olhares construídos sobre o manancial local e, se possível, conforme o grau de integração e troca entre os especialistas, divulgando boas práticas na interdisciplinaridade.

Justificativa
As ações humanas são impactantes no meio natural e social. Compreender a complexidade das relações estabelecidas na dinâmica da sociedade, em seus mais variados campos, e, concomitantemente, responder aos desafios apontando soluções exige da academia produção de conhecimento de forma interdisciplinar e sistêmica.
A sociedade do Século XXI, em constante mudança e inovação tecnológica, requer uma educação, por um lado, focada nas particularidades dos saberes envolvidos, e por outro, mergulhada nas relações estabelecidas, transitando entre o local e o global, analisando as partes e o todo, através da práxis, propondo ações, produzindo ciência e dando ciência disso para a sua comunidade.

Esta proposta tem o apoio da Professora Maria Inês Pacheco, uma das fundadoras e articuladora do Projeto Rio Guri, sendo a criadora e administradora do seu blog. A professora é Pedagoga, Orientadora Educacional,  estudante da Ecopedagogia e da Pedagogia Sistêmica, tutora virtual nos cursos de Pedagogia e Gestão Ambiental da Ulbra, Assessora Pedagógica no Projeto Socioambiental 'Tribos em Cena' da CICS Parceiros Voluntários Canoas. Verifica-se a necessária interdisciplinaridade nas ações educativas e este é dos objetivos do Projeto Ambiental Arroio Araçá nosso Rio Guri/Canoas, que está completando neste mês 14 anos de seu início, envolvendo escolas particulares, municipais, e estaduais, associação de moradores e demais instâncias da comunidade canoense. Porém já teve envolvimento e trabalhos de pessoas de outras cidades.  
A proposta visa a contribuição com o cuidado e informações através da contribuição e estudos das diferentes áreas do conhecimento, sobre a natureza, em especial sobre as nascentes e arroios da cidade, como segue:
Geografia – levantar aspectos físicos e sociais da área da bacia hidrográfica, mapear, caracterizar suas nascentes, seu relevo, solo, clima, posição sobre o aqüífero, representar os elementos que compõem o meio geográfico, a realidade, impactos ambientais, relação e interdependência entre o homem e o meio;
História – estudar a ocupação da área do entorno, identificar os donos das terras envolvidas, identificar a memória histórica, analisar o acervo e acontecimentos, as alterações com o desenvolvimento da cidade;
Biologia – caracterizar as condições das águas em relação a fauna e a flora, identificando a biodiversidade existente ao longo da bacia hidrográfica;
Química – o curso já é referência de estudos a partir do trabalho da Professora Tania Renata Prochnow com análise das condições das águas e solo, os impactos resultantes das condições sanitárias, levantamento dos riscos de doenças;
Engenharia Ambiental e Sanitária - analisar as condições de preservação e recuperação do arroio, seus poluentes e contaminantes, elaborando medidas sustentáveis para monitoramento da qualidade do recurso hídrico;
Gestão Ambiental – caracterizar as condições ambientais do entorno do arroio, os impactos causados pela população e empresas; A professora Andreia Cardoso Pacheco já valorização e divulgou o material do Rio Guri na disciplina de Educação Ambiental;
Pedagogia – levantar os aspectos transversais, sistêmicos e interdisciplinares da educação socioambiental, formal e informal, ocorridas a partir do estudo das condições do arroio local e a forma de atuação nas escolas a partir da educação por projetos;
Letras -  analisar as relações e formas de literatura e linguagem socioculturais da comunidade e a comunicação e expressão dos estudos sobre o manancial realizados;
Artes visuais – analisar diferentes formas de linguagens artísticas existentes na expressão da comunidade local com vistas a sensibilização para a preservação do manancial;
Matemática – contribuir com estudos estatísticos da realidade;
Direito – análise da legislação ambiental e  proposição de alternativas de proteção;
Produção Audiovisual - de documentários sobre os estudos e sobre o manancial;
Jornalismo: produzir materiais de informação, conhecimento e ferramentas de divulgação sobre o projeto, sobre os estudos e sobre o conteúdo produzido;
Desing Gráfico: produção de layouts de diferentes tipos pra diferentes finalidades;
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Metodologia inicial:
1.   Apresentação da proposta para coordenadores de cursos, professores e alunos interessados;
2.   Visitação in loco e/ou ao material virtual e localização histórica do projeto ambiental, realização de trilha para conhecimento do manancial e localização geográfica;
3.    Apoio nas definições do formato do projeto pessoal, dos objetos de estudos e contribuição de cada curso, formas de divulgação e envolvimento dos alunos;
4.    Organização ou participação em cronograma de estudos e encontros interdisciplinares;

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