Nosso Rio Guri

Nosso Rio Guri

sexta-feira, 15 de julho de 2016

Arroio Araçá em Dissertação de Mestrado


Para lembrar -  O Projeto do Rio Guri nasceu em 2005 no intuito de estudar o meio local a partir da bacia hidrográfica do Arroio Araçá por três razões, como segue:


Reúne imagens, depoimentos, publicações, notícias, eventos, e etc., para a população conhecer os aspectos históricos e geográficos, contribuir com a natureza local para manter a vida saudável. Neste sentido compartilha estudos realizados a disposição na internet. Eis mais uma publicação.

RELAÇÃO DE BENEFÍCIO CUSTO AMBIENTAL DOS
SISTEMAS DE ÁGUA E ESGOTO SANITÁRIO:
ESTUDO DE CASO, CANOAS-RS

Alessandro Carvalho Miola
Santa Maria, RS, Brasil
2005

Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado do Programa de
Pós-Graduação em Geomática, Área de Concentração em
Análise e Gerenciamento Ambiental, da Universidade Federal de Santa
Maria (UFSM, RS), como requisito parcial para obtenção do grau de
Mestre em Geomática.
Orientador: Prof. José Sales Mariano da Rocha


Este estudo de caso foi realizado no Município de Canoas – RS abordando o problema do saneamento, principalmente em relação ao lançamento dos esgotos sanitários, feito sem tratamento prévio, diretamente nos rios e arroios da região. Tal serviço, em Canoas, é concedido à Companhia Riograndense de Saneamento(CORSAN), cujo contrato estende-se até 2025; porém, a mesma não está cumprindo as metas ajustadas com a Prefeitura. O estudo objetivou analisar a relação de benefício-custo do sistema de saneamento, nos aspectos ambiental e econômicofinanceiro. No aspecto ambiental Canoas tem posição de destaque, pois sua localização geográfica está à jusante das sub-bacias hidrográficas dos rios: Sinos; Gravataí; e Jacuí. Este último tendo na sua foz o Parque Estadual do Delta do Jacuí, que faz parte da Região Hidrográfica do Guaíba. Mais de 90% da população de Canoas não possui coleta de esgoto sanitário. Os moradores fazem a ligação do esgoto sanitário diretamente na rede de drenagem pluvial, que leva a água da chuva para o sistema de macrodrenagem e deste para os rios e arroios das sub-bacias hidrográficas
impactando e poluindo a ambiência. No município há uma Estação de Tratamento de Esgotos – ETE, com vazão para 1.300 litros de esgoto bruto por segundo, porém apenas um dos seis módulos projetados foi construído e opera com menos de 20% de sua capacidade. Praticamente não existem redes de coleta, todavia a rede de água tem mais de 795 km de extensão. A água bruta é captada em dois locais, um deles no Município de Esteio. O principal ponto de captação está no Arroio das Garças, à jusante dos afluentes que levam o esgoto sem tratamento, através do sistema de macrodrenagem, até o arroio. Entre eles a foz do Arroio Araçá, um dos maiores lançadores de esgoto sem tratamento, está a 650 metros de distância da captaçãoNo aspecto econômico-financeiro o ganho de aproximadamente 24 milhões de Reais por ano que a CORSAN obtém em Canoas é canalizado para suprir despesas administrativas da superestrutura da própria companhia e para atender os sistemas deficitários de outras cidades pelo chamado Subsídio Cruzado. Assim, a população de Canoas paga por um atendimento precário, ineficiente e sustenta a operação da CORSAN em outras cidades. Há na Região Metropolitana de Porto Alegre um processo de poluição dos recursos hídricos que deve ser combatido em curto prazo, pois se agravam e crescem, diariamente, os problemas na saúde pública e a deterioração da ambiência pode se tornar irreversível. (grifo nosso)


Para acessar ao conteúdo completo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário