No belo domingo de 22 de agosto, crianças, jovens e adultos, representantes da comunidade canoense, religiosos, professores, assim como visitantes de cidades vizinhas, estiveram na Fonte Dona Josefina para realizar a coleta da água desta nascente.
Esta amostra percorrerá a cidade com a imagem de Nossa Senhora das Águas
que chega na cidade no domingo - 29/08/10, ás 15h,
na sede da FAUERS, rua Fernando Abott nª 159 - Bairro Nossa Senhora das Graças.
Para ver programação do roteiro da santa clique aqui: http://www.fauers.com.br/meio_ambiente/romaria_das_c1guas.html#Prog_Romaria
Água que nasce, nascente; Água que verte, vertente;
Água que corre, corrente;
Água é vida, vivente.
A nascente na fonte Dona Josefina verte naturalmente de forma intermitente, em maior ou menor proporção, protegida a 104 anos pela sensibilidade do antigo dono das terras, que levantou uma proteção em volta do olho d'àgua. Hoje a nascente depende da sensibilidade da comunidade e o Projeto do Rio Guri busca informar, divulgar, para que a preservação aconteça. Participando do movimento Romaria das Águas as águas desta nascente se unem a outras mais, da bacia do Guaíba, num ato de pedido de cuidado e valorização deste bem natural.Venha juntar-se a nós!
É importante que se preserve este arroio, o problema é que o descaso com este patrimônio é tanto que a própria capatazia da prefeitura de Canoas direciona seu esgoto para o arroio araçá, na altura da Guilherme shell, em baixo do viaduto. E aí como fica ?????
ResponderExcluir