Nosso Rio Guri

Nosso Rio Guri

segunda-feira, 22 de março de 2010

Fonte Dona Josefina ganha projeto de Revitalização

Em janeiro de 2009 integrantes do Projeto do Rio Guri estiveram visitando os novos gestores das secretarias do meio ambiente e da cultura apresentando materiais levantados no movimento em defesa do patrimônio natural e cultural da cidade, principalmente em relação aos locais que envolvem diretamente a biodiversidade do Arroio Araçá. A Fonte Dona Josefina ganhou um destaque especial com a visita de integrantes destas secretarias.
Um ano depois, pelo DIA MUNDIAL DA ÁGUA - em 19/03/10 - verifica-se que um dos objetivos foi alcançado: foi lançado projeto de revitalização da Fonte dona Josefina.

Com a liderança destas secretarias e a participação de representes da Coordenadoria da Diversidade, das escolas Cofrinho de Mel, Jussara Polidoro, Artur Jochims, Rondônia, da Associação de Moradores do Resid.Hércules, Axé Jovem da FAUERS, Uniaxés, Projeto Peixe Dourado, ACADEF, aconteceu o ato de lançamento da placa que identifica o valor histórico e natural do local.

De acordo com o Secretário Municipal de Meio Ambiente Celso Barônio, tão importante quanto revitalizar o local, que também poderá ser usado pela comunidade como área de lazer, será resgatar a história da cidade. Com o nome “Recuperando Fonte de Vidas” o projeto visa realizar o levantamento das condições da área, verificar a qualidade e quantidade de água, promover a limpeza e desassoreamento, proteger a vegetação das margens e recuperar a mata ciliar.
Construída em 1904, por Antonio Lourenço Rosa a fonte recebeu este nome em homenagem a sua esposa. Situada numa área de declive na rua Santos Ferreira, em frente ao cemitério Santo Antônio, antigamente servia para o abastececimento de água à família, aos tropeiros, animais e pessoas que ali passavam e se utilizavam da ¨bica¨. A água da vertente da Fonte Josefhina formava um córrego que ia alimentar o Arroio Araçá.

O Projeto do Rio Guri veio pesquisando nos últimos anos e contribuindo com o alerta à comunidade sobre o risco que a fonte corria de ser totalmente aterrada.

Felizmente houve tempo de se resgatar este 'rio bebê', pois temos verificado que as nascentes e os fios d'água que delas saem para alimentar arroios, são vistos como incômodos para a modernidade.

O grito de SALVE A FONTE DONA JOSEFINA,

nos seus dois sentidos, de saudação e salvação, valeu.

Fica aqui a saudação do Projeto Arroio Araçá: Nosso Rio Guri

a todos que participaram desta conquista - SALVE! SALVE!

2 comentários:

  1. Parabéns ao dia da água e ao nosso Arroio, pela conquista da revitalização de uma das nascentes.

    Pode contar comigo (Ivone Bolico da Silva) e com toda a galera do Colégio Jussara Maria Polidoro - Canoas.

    Setor: Educação Ambiental

    ResponderExcluir
  2. Valeu Prof!
    Parabéns pela mobilização, planejamento e ação com os demais professores.
    Dá um abraço a todos, e contamos com vocês nos próximos eventos.

    ResponderExcluir