#ODS Parcerias, Ambiente limpo, saudável, sustentável  Limpar o mundo" refere-se principalmente a duas iniciativas globais: o evento "Clean Up the World", criado em 1993 na Austrália e focado em ações ambientais locais, e o "World Cleanup Day", um movimento anual organizado pela Let's Do It! World desde 2018 para combater os resíduos sólidos em um esforço global de limpeza e mapeamento de lixo, que tem apoio da ONU-Habitat e é reconhecido oficialmente pelas Nações Unidas.  Ambas as iniciativas mobilizam milhões de voluntários em todo o mundo, encorajando a participação cívica para a conservação do meio ambiente. 
 Unir-se a grupos locais:
Unir-se a grupos locais:Procure grupos e organizações que organizam atividades de limpeza em sua comunidade. 
 Organizar sua própria atividade:
Organizar sua própria atividade:Se não houver atividades próximas, você pode organizar uma limpeza individual ou com amigos e familiares. 
 Apoiar a causa:
Apoiar a causa:Você pode ajudar o movimento inscrevendo-se em atividades, participando de eventos de conscientização, ou utilizando os recursos e aplicativos fornecidos por organizações como a World Cleanup Day. 
 Ação individual:
Ação individual:No seu dia a dia, você pode simplesmente sair de casa com luvas e um saco para coletar lixo em sua área. 



O que você precisa saber:
O Dia Mundial da Limpeza acontece anualmente em setembro, com o dia específico variando, mas ocorrendo geralmente no terceiro fim de semana do mês. Em 2025, será em 20 de setembro. 
 Objetivo:
Objetivo:Combater o problema global dos resíduos sólidos e do lixo marinho, promovendo a conservação do meio ambiente. 
Escala global:
Eventos são realizados em quase todos os países e territórios, cobrindo todos os fusos horários para uma ação global. 
Apoio oficial:
O Dia Mundial da Limpeza foi declarado feriado oficial da ONU e está incluído no calendário de dias e semanas da ONU, contando com o apoio da UN-Habitat.
Organizado pela Professora Jaqueline Araujo Pilar com lideranças e comunidades a semana teve várias ações, entre elas, ocorreram na micro bacia do Arroio Araçá, a coleta de resíduos e plantio de mudas de árvores: 
Sexta-feira - 19 de setembro, na divisa entre os bairros Fátima e Mato Grande;
Sábado - 20 de setembro, nos bairros Rondon e Olaria.  
Educadores e alunos da Escola Paulo VI retiraram resíduos no entorno da nova ponte sobre o Arroio Araçá, na divida entre os Bairros Fatima e Mato Grande, junto à Estação de Tratamento de Esgotos.
💙💧💙💧💙💧💙💧💙💧💙💧💙💧💙💧💙💧💙
Organizado entre voluntários em parceria do Limpa Canoas, Canoas Lixo Zero, Pestalozzi, Senac Canoas,  o arroio Araçá, no encontro das Avenida Inconfidência e Farroupilha, recebeu atenção especial para a chegada da Primavera.
💙💧💙💧💙💧💙💧💙💧💙💧💙💧💙💧💙💧💙
E no Loteamento São João, 
voluntários da Morada das Corujas, com o apoio da Defesa Civil, 
realizou a limpeza do lago, no seu entorno.
Imagens do acervo do Projeto Rio Guri com a colaboração de seus integrantes: Leidi Ayres, Maria Inês Pacheco, Mari Borsoi, Alex Skeirll e Tamires Schultz.