A Fonte Dona Josefina, recanto natural, histórico e cultural de Canoas, será restaurada. Uma parceria foi firmada entre a Prefeitura de Canoas, por intermédio da Secretaria do Meio Ambiente, e a Universidade LaSalle, pelo Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais (mestrado e doutorado).
Pesquisadores da Universidade farão um estudo para resgatar a forma original da fonte, que foi se degradando com o tempo. Após, seguem as etapas de captação de recursos e o restauro. A iniciativa ainda conta com a parceria das ONG SOS Mata Atlântica e do projeto ambiental Arroio Araçá Nosso Rio Guri.
Localizada na Avenida Santos Ferreira, em frente ao cemitério Santo Antônio, no bairro Estância Velha, a fonte é uma das nascentes do Arroio Araçá. De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Paulo Ritter, a iniciativa faz parte da política pública da pasta para preservar e recuperar nascentes do Arroio.
“No local também será colocada uma placa com um breve histórico da fonte e um trecho da poesia do poeta canoense Etevaldo Silveira. Além de sua importância ambiental como recurso hídrico, a fonte faz parte da história e da cultura de Canoas, uma vez que foi parada de descanso dos tropeiros no trajeto entre o litoral e a serra”, ressalta Ritter.
Maria Inês Pacheco, que desenvolve um trabalho eco pedagógico desde 2004 no município, destaca a importância da iniciativa: “a preservação de áreas verdes e de nossas riquezas naturais é um processo contínuo e permanente, que deve ser realizado junto às iniciativas da Prefeitura na recuperação desses espaços, para que toda a sociedade se engajem no processo”, salienta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário