A 38ª. Feira do Livro em Canoas nos reuniu para mais um encontro online a nos organizar, pois participaríamos no sábado, dia 21/10/23, no Auditório Sady Schwitz, prédio da Prefeitura de Canoas, abordando sobre a criação do livro Interativo envolvendo o Blog do projeto.
https://www.canoas.rs.gov.br/feiradolivro/ |
Lançado em 2022 o livro digital interativo https://www.arroioaracalivro.com.br/ teve seu espaço nesta edição da Feira.
Tínhamos vários motivos para realizarmos esse intento. Com a expansão da Covid como uma grande e desastrosa epidemia, o Projeto sobre o Arroio Araçá precisava continuar em atividades com o seu trabalho, tanto de trazer novos assuntos e esclarecimentos sobre as águas, o meio ambiente numa produção especialmente atrativa, ampliando o conhecimento para aquele participante do Blog ou que desejasse obter mais informações, de uma forma que mantivesse os cuidados de isolamento preventivo e de isolamento social.
Nesse impasse a professora Maria Inês Pacheco entra em contato telefônico e passa a fazer convite para algumas pessoas a auxiliarem nesse intento. Eu estava entre as “selecionadas”. O contato seria por vídeo conferência e agendada uma data próxima e favorável para todos. Isso foi virando rotina de descobertas para os participantes, intercaladas com as atividades profissionais de alguns deles.
Um aspecto positivo é que já existia um Trabalho Curricular- TCC elaborado pelo Ailb Peixoto Goulart relativo a um projeto de livro, totalmente inovador, envolvendo o ambiente de Canoas e o Arroio Araçá, essencialmente canoense.
Jeane Kich, que já trabalhava com o projeto, conhecedora e participante das diferentes atividades realizadas, foi separando os diversos assuntos existentes no Blog. A princípio por ser de postagens contínuas, conforme acontecimentos, o que se tornou de certa forma repetitivo, amplo e complexo de seleção, para uma proposta de apresentação procurando ser mais didático e resumido para o leitor, por assuntos, chegando então, ao que existe no livro interativo.
Através da troca de ideias no grupo, olhares críticos, sugestões e escrita da Maria Inês, sob a denominação de Educação Ambiental e Interdisciplinaridade, os diferentes assuntos foram distribuídos em 14 temas interligados às disciplinas ou áreas de conhecimento, visando atender alunos de diferentes níveis, professores, pesquisadores, leigos e curiosos sobre um ou mais assuntos tratados. Tudo isso demandava a disposição gráfica para facilitar qualquer pesquisa, então, as pequenas fontes desenhadas para serem “botões de acesso” aos temas. Fizeram-se necessárias consultas e atualizações de Legislação e Códigos pertinentes à ecologia, meio ambientes, reafirmações de parcerias e estabelecimento com novas gravações para dinamizar o Blog, entrevistas em meios de comunicação para ampliar a divulgação, enquanto as máscaras brancas ou coloridas nos colocavam em afastamento físico e formavam barreiras naquela prorrogação da Pandemia.
O mais importante ocorreu depois de muitas revisões, testes de funcionalidade no Blog: a materialização pela concretização do nosso intento – O Livro Interativo, num aparente mundo imaterial que era o Blog. Com essa atividade toda que envolveu profissionais de diferentes áreas, a leitura feita era baseada em percepções e ângulos profissionais dos envolvidos sobre os assuntos em discussão, o que gerou modificações ou não, acréscimos de possíveis entendimentos, muita reflexão e ações. Cada um teve a sua aprendizagem ...
Pode-se afirmar, conforme Daniele Barbosa dos Santos, registrado no capítulo 'Reconhecimento e Gratidão' de Jeane Kich, foi constituída uma malha “hídrica” onde fluiu saberes, aprendizagens, amizades, pertencimentos, cujo barco para navegar nesta aventura foi “aquela salvação” feita com a capa e parte do “boneco” criados pelo e no Projeto (TCC) do Ailb, enquanto a Maria Inês utiliza uma grande vela, chamada sonho e persistência, para esse barco construído ou planejado, e, nos faz entrar neste Projeto Ambiental do Arroio Araçá.
Lá fomos nós, cinco marinheiros e aventureiros por esse Nosso Rio Guri ...
Lourdes da Silva Gil
E assim aconteceu, enfim, nossa apresentação na Feira:
O diretor de teatro e criador do 'Porto Alegre em Cena', Luciano Alabarse, que já foi Secretário de Cultura na cidade, como o Curador da Feira, também nesta edição, recebeu os cinco autores do Livro do Rio Guri num gostoso bate-papo.
A professora Maria Inês Pacheco iniciou apresentando o Projeto e seu histórico de ações registradas no blog que impulsionou a ideia do livro. Em seguida o Design Gráfico Ailb Goulart Peixoto relatou sua construção de projeto técnico de um livro como trabalho de conclusão de seu curso, o que motivou a professora Inês a convidá-lo para o desafio de projetar um livro digital interativo. Descreveu as pesquisas necessárias que foram somadas ao seu conhecimento para a implementação desta obra.
Logo após a Gestora e Cientista Social Jeane Kich relata sua trajetória de vivência e leitura do Projeto Rio Guri que resultou na proposta de apresentação do conteúdo para o livro digital que foi aceita pelo grupo.
Da mesma forma segue a Professora Drª Lourdes Gil relatando o processo de reunião online da equipe durante a pandemia com debates, decisões, correções e definições que resulta no lançamento da obra em março de 2022. Comenta que, inclusive, somente nesta noite, passou a conhecer pessoalmente alguns dos integrantes.
A Jornalista Andressa Miranda ficou no comando das imagens que iam sendo projetadas durante a explanação e, por fim, apresentou o livro virtual no telão, folheando e demonstrando o conteúdo com os comentários e explicações dos demais autores sobre a interação do Livro Arroio Araçá:Nosso Rio Guri.
Após a explanação estaria ocorrendo o encerramento da Feira do Livro e, como houve atraso para iniciar, sobrou pouco tempo para a interação com o público como estava programado pelos autores. Equipe e amigos realizaram homenagem à professora Inês pela perseverança na continuidade do projeto de preservação do Araçá, que chega aos seus 20 anos em 2024.
Fica registrado nossos agradecimentos pela presença de amigos, familiares e pessoas interessadas em conhecer nossa obra e o Arroio Araçá.
GRATIDÃO!!
Da mesma forma agradecemos as divulgações realizadas
pelos meios de comunicação.
Jornal O Timoneiro que realizou entrevista e convidou o público para comparecerem ao encontro com o autor pelo seu canal no youtube.
Ver aqui:
registrando o evento citando nossa participação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário