Em 29 de maio o Projeto Rio Guri foi apresentado para turmas do Magistério do Instituto Carlos Chagas em Canoas, com suas ferramentas e metodologias apresentadas pela Professora Maria Inês Pacheco. Com a orientação das Professoras Lisete Fischer, Moriam Borckert e Marlene Plucksinnky o encontro foi uma abertura para a realização da Semana do Meio Ambiente na escola.
A Educação Ambiental requer que estejamos cientes das questões presentes considerando a realidade local, problematizando e agindo para as soluções. Na Educação Infantil requer abordagem do tema conforme as idades, com metodologia adequada para envolver, levantar conhecimentos e interesses, criando-se projetos participativos, pois o Meio Ambiente requer cooperação. Na oportunidade foi apresentada a oficina SOS Peixinhos com brinquedos e possibilidades de criação e contação de histórias.
O processo educacional é para o equilíbrio social, ambiental e econômico, e, a Educação Ambiental - desenvolvida por professores de todas as áreas, não se resume somente às questões sobre natureza e ambiente natural, pois, como questões sistêmicas, envolve as relações estabelecidas entre o meio natural e humano, e as soluções éticas e políticas necessárias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário