Desde 2015, quando foram estipulados os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Agenda 2030, ( https://odsbrasil.gov.br/ ) verifica-se a urgência na agilização e promoção de ações locais, responsabilidade das gestões e de cada cidadão no dia a dia, para contribuir com o efetivo desenvolvimento sustentável. Já se passaram cinco anos.
Na cidade de Canoas, já no início daquela década, se vislumbrou o nascimento do Plano Biodiversidade por uma cidade sustentável. O plano de ação verde e azul, as cores do Projeto Rio Guri, passou em 2016 várias informações importantes para o conhecimento e valorização das riquezas de nossa cidade. O mapeamento atualizado das áreas naturais é uma delas, pois o rápido crescimento nas cidades, com ocupações e ações desordenadas, sem consonância com a natureza local, trouxe a necessidade da criação do termo e efetivação do 'desenvolvimento sustentável'.
Aliado a isto no Século XXI se amplia a possibilidade do monitoramento e cuidados através da tecnologia do geoprocessamento. E Canoas passa a ter o site para acesso das informações, grande material de consulta, também, para a área da Educação Ambiental.
Assim o Projeto Rio Guri prossegue nos estudos mantendo postagens que nos façam ver a cidade com olhos de cuidados, proteção e preservação.
Eis algumas imagens (basta clicar nela) para analisar:
Imagem anexa ao Plano Biodiversidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário