Nosso Rio Guri

Nosso Rio Guri

quinta-feira, 21 de julho de 2016

Nascentes e Bacias Hidrográficas de Canoas/RS

Profissionais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente estão mapeando e referenciando nascentes e respectivas bacias hidrográficas da cidade. Este estudo foi noticiado na cidade em junho de 2014 sobre as 70 cabeceiras, olhos-d'água, exsurgências, minas de água ou fontes, como são chamadas.

Para rever:

Tal estudo, também, aponta que a nascente principal do Arroio Araçá não é na Fazenda Guajuviras, no bairro de mesmo nome, como sempre foi noticiado.

Dados importantes estão surgindo para nosso conhecimento. 
Agradecemos à SMMA/Canoas pela atenção e disponibilização do esboço de um mapa (ainda em construção) apontando a delimitação da micro Bacia do Arroio Araçá. Fomos informados que este estudo é desde 2012 e até o momento existem em torno de 70 nascentes mapeadas.

6 comentários:

  1. Muito bom o trabalho. Seria interessante sobrepor com um mapa de satélite e divulgar as fotos dessas nascentes. Daniel Santos

    ResponderExcluir
  2. Olá Daniel! O material está sendo melhorado, conforme informações da SMMA, resultando em um mapa melhor, com escala mais apropriada e maior aproximação do Arroio Araçá.
    Fiquemos no aguardo e obrigado pela visita e colaboração.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá Mª Ines, você teria os nomes das nascentes situadas na área da micro Bacia do Arroio Araça com indição delas no mapa? Preferencialmente próximo a área do novo Shopping de Canoas.

    ResponderExcluir
  4. O Lago do Capão é o único conhecido e mais próximo.
    Reconhecidamente há a Fonte Dona Josefina na av. Santos Ferreira.
    Por favor se identifique.
    Obrigado pela visita e pelo contato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Estou elaborando um relatório sobre a área que mencionei e estava precisando de informações adicionais sobre as nascentes. Conversei com a Geol. Silvia, responsável pelo estudo, mas não há nada conclusivo ainda, assim também como não há nenhum posicionamento da Secretaria de Meio Ambiente sobre elas. Grato, Augusto Pacheco.

      Excluir
  5. Em Canoas a natureza não é valorizada, apenas enxergam dinheiro... destroem tudo...

    ResponderExcluir