Nosso Rio Guri

Nosso Rio Guri

sábado, 16 de março de 2013

Nascentes...mulheres...cuidado...


A Coordenaria Municipal das Políticas para as Mulheres, SMDS, SMC, SMMA, SMSU, 
Projeto Arroio Araçá: Nosso Rio Guri 
e FAUERS  
convidam:

Um chamado pelo Mês da Mulher no Dia Mundial da Água para reflexão junto a uma pequena nascente de nossa cidade, cuja história aponta a ação do então proprietário da área - Antônio Lourenço Rosa, que aproveita a vertente em 1904, e constrói uma fonte que recebeu o nome de Fonte D. Josefina, em homenagem a sua esposa Josephina.

Do todo para as partes, do global para o local, façamos uma analogia da natureza, da água  com o universo  feminino, com a força íntima de cada mulher.

As águas salgadas são em grande quantidade neste nosso mundo. São aquelas que formam a imensidão de nossos mares, com grande concentração natural de minerais movimentados pelas ondas do mar.
Tudo termina no mar, levado pelas chuvas, arroios e rios, e tudo começa a partir dele. São as ações da mãe natureza que trabalhando silenciosa e sabiamente, realiza o milagre da vida.  Evapora as águas do mar pela ação do sol, desfazendo o teor salino, se condensando e formando as nuvens. Por sua vez as ações dos ventos as levam a percorrer distâncias diversas se juntando com os vapores do solo. Nesta reunião as nuvens se chocam, se rompem, caindo em forma líquida: novamente as chuvas.  As águas penetram e beneficiam o solo terreno encontrando condutos que as levam a outras distâncias. Neste percurso vai reunindo as riquezas minerais criando características diversas e, ei-las, aflorando à superfície, proporcionando fontes de água potável.   

Uma trajetória que pode ser comparada ao ciclo de vida que nasce da Mulher: dela nasce a beleza, a dádiva, a emoção, o amor... nasce a dança da sagrada natureza reunida na palavra mãe. Nasce outras tantas vidas, que passando por vários ciclos e estações, vão multiplicando ensinamentos do poder materno: os princípios do amor para que se instale no meio social a harmonia, a fartura, a saúde, tão necessárias para a bela continuidade da vida.

Eis porque todas as mulheres são nascentes. Do milagre de amor realizado surge a colheita de belas flores e frutos. Porém, é preciso que tenhamos muita atenção: pela falta de cuidado com o todo, no processo da vida, as possibilidades e a beleza de sua harmonia está prejudicada, surgindo tantas tristes consequências, muitas vezes irreversíveis...

Um convite especial a todas as mulheres: para que unidas, como companheiras de luta, e com seus companheiros, se mantenham, cada uma, valorizada, preservada, respeitada, homenageada...

Dia 22 de Março - clic na imagem para visualizar

Um comentário: