Em 14 e 15 de abril de 2011 ocorreu o evento onde 608 delegados eleitos pela comunidade canoense debateram e aprovaram a Estratégia de Cidade para os próximos 10 anos. O Prefeito Jairo Jorge colocou que foi escolhida a data do dia 14 de abril porque marca o início do povoamento de Canoas, em 1874, com a instalação da estação ferroviária Capão das Canoas, hoje localização da Fundação Cultural.
Presenças: junto com o prefeito Jairo Jorge e a vice-prefeita Beth Colombo as seguintes autoridades fizeram as aberturas do evento: o ex-prefeito de Bogotá (Colômbia) - Antanas Mockus, a ministra dos Direitos Humanos - Maria do Rosário, o deputado federal Fernando Marrone e a deputada estadual Miriam Marrone.
Foi lançado o livro 'Estado da Cidade – Um retrato de Canoas', com diferentes indicadores do município. A coordenação do trabalho ficou por conta do Instituto Canoas XXI, e os dados foram analisados por técnicos especialistas das três universidades instaladas em Canoas: Ulbra, Uniritter e Unilasalle. Os indicadores abrangem as áreas de Saúde, Educação, Segurança, Cultura, Infraestrutura, Meio Ambiente, Habitação, Emprego e Renda, Economia, Cidadania, População e Território.
Painelistas com o Tema 'Cidades - Tendências 2011-2021': Marcio Pochmann (presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA), José Vicente de Freitas (coordenador da Agenda 21 Brasileira), Wrana Panizzi (professora da Ufrgs, atua na área de Planejamento Urbano e Regional) e Giuseppe Cocco (professor da UFRJ e especialista em Desenvolvimento Urbano e Regional).
Destaque nas falas:
Pochmann - as cidades cresceram, mas seus governantes não respeitaram o meio ambiente, prejudicando o desenvolvimento futuro...
Freitas - o grande desafio hoje no âmbito gaúcho é consertar um novo projeto de desenvolvimento, mediado pela questão da sustentabilidade, utilizando mecanismos de democracia participativa. Além disso, é necessário reduzir a desigualdade e eliminar a miséria absoluta. Para resolver isso é necessário poder discutir o futuro, mediado pela discussão com a sociedade, pensando propostas a partir da avaliação de indicadores e sua execução depende de esforços conjuntos... a Estratégia de Cidade merece o selo de Agenda 21.
Professora Wrana - uma cidade como Canoas exige um novo tipo de gestão, com clareza de estratégias, pois hoje um problema não deve ser resolvido por apenas uma secretaria, mas por um coletivo.
Cocco fechou o painel salientando a reação entre a cadeia produtiva, novas tecnologias e produção de conhecimento.
fontes:
Nenhum comentário:
Postar um comentário