Nosso Rio Guri

Nosso Rio Guri

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Chuvas e drenagem

Rios, arroios e lagos são redes naturais de drenagem, o escoamento das águas, que, com as chuvas, em seu excesso, dão suporte à área e terrenos que possuem características necessárias para que a bacia hidrográfica exerça sua função.
Um exemplo são as curvas dos mananciais, denominados de meandros, criados pelo fluxo e força das águas. A bacia determina, conforme este fluxo, a largura necessária na área para o escoamento do volume possível de água a ser atingido. Também os meandros ajudam a amenizar a velocidade das águas nos períodos de grande carga de chuva. 


Podemos observar no mapa de 1900 que, originalmente, na avenida Inconfidência, o arroio Araçá era sinuoso dentro da largura necessária em sua bacia hidrográfica.

*clic na imagem para melhor visualização*

Assim, não é de estranhar, que com a urbanização da cidade, crescimento, alterações e impermeabilização, além da problemática dos resíduos, a drenagem local não esteja dando conta.



Tais imagens sobre a situação na Avenida Inconfidência (sob o arroio Araçá) na última chuva em  04/01/17 foram retiradas do Facebook.

No dia seguinte pode-se observar em sua parte natural na Avenida, esquina com a rua Farroupilha, que a grande vazão de água amenizou, porém trouxe resíduos diversos que ficaram reclusos no início da canalização. Se der outra chuva forte sem dar tempo para a limpeza o problema se intensifica.






Contribuição com vídeo e imagens - Bióloga Jaqueline Pillar