Nosso Rio Guri

Nosso Rio Guri

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Romaria 2016 - coleta em duas nascentes do Araçá

Alunos e Professoras  realizam a coleta de amostras de água em duas nascentes do Arroio Araça Nosso Rio Guri, em 10 de outubro, para representarem Canoas no Rito das Águas, pelo Movimento Romaria das Águas do Guaíba, no dia 12.
 Em  aluno Fabrício da Escola Estadual Gov. Peracchi Barcelos coletou na nascente do lago no Loteamento São João, Bairro Olaria...

 ...e a professora Leidiame Patolino Ayres realizou a entrega ao evento...
...quando, juntamente com a Professora Riete Wollenhaupt e alunos da Escola Municipal Arthur Oscar Jochims, fizeram visitação na exposição da Romaria das Águas na FAUERS.
 Após a visitação todos acompanharam a professora Maria Inês Pacheco...
 ...na coleta em outra nascente do Arroio Araçá: a Fonte Dona Josefina, 
na av. Santos Ferreira/Bairro Estância Velha.

 As amostras ficaram na FAUERS até dia 12 de outubro ...
...quanto aconteceu o Rito das Águas e foram reunidas com águas de nascentes de outras cidades...

 
...para serem entregues no Guaíba num ato simbólico de 
compromisso e cuidado com nossos mananciais.

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Comunidade se articula em ação pela nascente do Araçá

As professoras Letícia da Silva - Coordenadora das Tribos nas Trilhas da Cidadania, Ivone Verona - da EEEF Planalto Canoense,  Daniele Santos - da EM Gov. Walter Peracchi de Barcellos e Maria Inês Pacheco, do Projeto Rio Guri, articulam e organizam ação ambiental na nascente do Arroio Araçá localizada no residencial São João/Bairro Olaria.

Mobilização se dá pelas redes sociais, com participação e apoio de moradores locais e de várias instâncias da sociedade.
Clique nas imagens para acompanhar.







A mobilização resultou em encontro na comunidade na tarde de 18/10/16, com integrantes da Associação de Moradores Morada da Coruja,  para organização de ações de sensibilização, de mutirão de limpeza e preservação, que serão aqui noticiadas.




Desafio Voluntário na nascente Fonte Dona Josefina

Em agosto/16 o Projeto do Rio Guri foi procurado pelo Biólogo Daniel Santos para conhecer os locais no qual estavam sendo realizadas as visitas em Educação Ambiental.  Juntamente com Walter, Técnico Ambiental, foi realizada a visitação com explanação da Professora Maria Inês Pacheco.

Na nascente fonte Dona Josefina verificou-se que está vulnerável a colocação de restos de jardins e obras, e para colocação de lixo.

Com o convite da ONG PARCEIROS VOLUNTÁRIOS para ação Desafio Voluntário o Projeto do Rio Guri, através da professora Inês, articulou com os movimentos Núcleo Socioambiental, liderado pela Biologa Jaqueline Araujo Pilar, e BiodiverCidade, liderado pelo Biólogo Daniel Santos, um mutirão de limpeza que envolveu vários moradores da cidade envolvidos com as causas ambientais.

Na sexta-feira 26/08 aconteceu o Desafio Voluntário na nascente do Arroio Araça Nosso Rio Guri, uma ação pelo Dia Nacional do Voluntariado a ser comemorado em 28/08, num chamado da Parceiros Voluntários Canoas, através de sua Coordenadora Jeane Kich, e divulgado no facebook.


Os professores Daniel Santos (Projeto BiodiverCidade)Jaqueline Araujo Pilar (Núcleo Social Socioambiental) e Maria Inês Pacheco (Projeto do Rio Guri) reuniram parceiros que participam destes movimentos para um mutirão na Fonte Dona Josefina.

Agradecemos: Vivi Peixoto e os representantes do Grupo de Escoteiros 14 Bis; Gertrudes da Associação dos Moradores da Hércules; Denise Boina da Associação Canoense de Saúde Mental 18 de Maio; Angélica Pacheco Alfonsin da Casa de Caridade Pai Thomé;Sonia Beatris Birk; Daiana Santos da Associação dos Moradores Guajuviras; Professoras Daniele Santos eLeidiamePatolino Ayres da Escola Perachi Barcellos; Lisandro Carvalho; Priscila Santos Santos, Ricardo Araujo e os representantes do Projeto Semente da ONG Chimarrão da Amizade; Roberto Henrique Redlich e Ana Almira do Projeto Rio Guri. Agradecemos o Apoio da SMMA na pessoa de Luciano e da FAUERS que colaboraram com material.