Nosso Rio Guri

Nosso Rio Guri

sábado, 24 de outubro de 2015

Semana Interamericana das Águas 2015


Em Canoas o o Projeto Arroio Araça Nosso Rio Guri foi convidado pela SMMA a participar da semana divulgando seu acervo de fotos e eventos. Juntamente com o funcionário da secretaria Edgar Leitão a professora articuladora Maria Inês Pacheco esteve nas escolas municipais Irmão Pedro, Rondônia e Artur Pereira Vargas, dentro da programação organizada pela  Educação Ambiental  sob a Direção de Clarice Lazzarin.

EMEF Irmão Pedro

EMEF Rondônia

 
EMEF Artur Pereira de Vargas

Nesta semana o professor de Educação Física Roberto Facchinelloda Escola Municipal Tancredo Neves esteve realizando atividades no entorno do Arroio Araçá no Residencial Hércules e a professora Inês teve a oportunidade de divulgar o projeto aos alunos do Nono Ano, contando sobre a participação da escola na fundação da proposta.
EMEF Tancredo Neves

Revitalização no Patrimônio Natural e Histórico Fonte Dona Josefina

Em setembro o Projeto do Rio Guri foi informado pela Secretaria do Meio Ambiente de Canoas que estava planejando movimento para nova revitalização da Fonte Dona Josefina. Em 29 de setembro a professora Maria Inês Pacheco esteve na SMMA com as senhoras Ivana e Jaqueline que explanaram a proposta de trabalho intersetorial de Educação Ambiental e busca de parcerias na comunidade para seu cuidado, conciliando com a proposta do Projeto Arroio Araçá Nosso Rio Guri.
Na tarde de 30 de setembro foi realizada uma visita a campo para vistoria da área pelo Secretário MA Carlos Todeschini, seu assessor Luciano, os técnicos Geóloga Silvia e Biólogo Mauro, e funcionários da secretaria Edgar Leitão e Camila, com a participação da articuladora do Projeto do Rio Guri, Professora Inês. 
Ficou combinada ação de revitalização e educação ambiental para semana seguinte, porém devido as contantes chuvas o evento ocorreu em 23 de outubro e está noticiado no site da Prefeitura.





Nesta tarde a SMMA reuniu alunos da escola estadual Gomes Jardim, jovens e adolescentes do Projeto Atletas do Futuro, e moradores dos arredores. O Projeto do Rio Guri foi representado pela professora Inês, Roberto Henrique Redlich e a secretária da Associação dos Moradores do Residencial Hércules, sra Gertrudes. Importante destacar que são 41 nascentes no município sendo catalogadas.


foto da Diretora de Educação Ambiental SMMA -sra Clarice Lazzarin



O local ficou lindo com a limpeza, pintura, poda e plantio de novas mudas de árvores. Segundo o Secretário Todeschini o próximo passo é a colocação de pedras de rio no leito do afluente que nasce da fonte e segue na direção do Arroio Araçá, no entorno do campo do residencial Hércules.






foto da secretaria de comunicação da prefeitura - Gustavo Garbino

Demais fotos do acervo do Projeto Rio Guri.

Romaria das Águas 2015

Neste ano não houve coleta d'água na nascente para Canoas ser representada na tradicional festa da Rainha das Águas realizada no Gasômetro no dia 12 de Outubro. Nesta data toda a região estava alagada pela cheia do Guaíba. O movimento também não aconteceu por vários eventos que atrapalharam a programação como chuvas constantes, situações diversas nas Ilhas e falta de verba na Capital, pois a Romaria das Águas consta no calendário oficial de Porto Alegre.

Em Canoas, entretanto, realizaram-se movimentos simbólicos:
1.  No dia Mundial da Água, 22 de Março no Parque Getúlio Vargas/Capão do Corvo, o Projeto do Rio Guri participou com a FAUERS, SMMA, Pastoral da Ecologia, ONG Caminho das Águas, Herdeiros de Sepé Tiaraju de movimento de abertura do evento na cidade com o Vereador Paulinho de Odé que estabeleceu o dia no calendário da cidade;







2. No mesmo Parque a FAUERS realizou em setembro evento religioso trazendo a imagem da Senhora das Águas para homenagem em Canoas.



sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Tempestade causa alagamento

Flagrante de alagamento na bacia do Arroio Araçá numa das tempestades em Canoas, em 2015.
Avenida Inconfidência, sob o viaduto da BR 116.
Foto retirada do faceboock

Homenagem no mês das águas

A religiosidade afroumbandista é ligada a natureza. Neste final de setembro e início de outubro a Casa de Caridade Pai Thomé, situada no Bairro Nossa Senhora das Graças, realizou homenagens aos guias  oferendando com  pétalas de rosas que, após os rituais, foram oferecidas a Oxum. Este ato foi simbolicamente realizado pelos religiosos no Arroio Araçá, na altura do residencial Cidade Nova onde há uma pequenina cascata, num belo túnel verde. 


Em meio a espuma do local foram colocadas as pétalas de rosas que espalharam-se e seguiram no curso do arroio. 

Que a força desta crença, e de todas mais, e a simbologia deste ato irradie luz para toda sociedade, despertando a consciência para o cuidado com as águas, e toda a biodiversidade, estabelecendo compromisso nos corações, mentes e ações da população.