Nosso Rio Guri

Nosso Rio Guri

quinta-feira, 16 de julho de 2015

quarta-feira, 8 de julho de 2015

A cascatinha de Canoas/RS

As características do terreno na bacia hidrográfica do arroio Araçá, dá formação a uma pequenina e bela cascata na Avenida Inconfidência.

Conforme o nível da poluição o cenário lindo fica tomado de espuma, escondendo toda a sua beleza. 

Assista o vídeo.


Notícias
27/09/11 JDC

06/09/12 JDC


Atitude das Tribos em Cena no Arroio Araçá

Visita no Arroio Araçá das 15 Escolas do Projeto Tribos em Cena - Desenvolvimento Sustentável com Atitude
- da Parceiros Voluntários - 
no Jornal Diário de Canoas, 
em 11/06/15.

Reportagem de capa



domingo, 5 de julho de 2015

Arroio Araçá em pesquisa.

Jaqueline Araújo Pilar, Bióloga, Professora na Escola Técnica Frederico Guilherme Schmidt está realizando Pós Graduação em Educação Ambiental na UFSM – Universidade Federal de Santa Maria.
Procurou o Projeto do Rio Guri, pois interessou-se pelo conteúdo e pela história do movimento para sua pesquisa. Esteve neste 04 de Julho percorrendo locais do arroio Araçá fotografando encantada com sua beleza, mas, também, desolada com que vem acontecendo. E declara: o interesse pelo assunto Recursos Hídricos, se deu inicialmente através do incentivo do Secretario Todeschini. A escolha da Enfase foi, a Disponibilidade de água de Canoas e sua conservação. Como é que a Cidade de Canoas esta lidando com seus mananciais para garantir a disponibilidade e sustentabilidade da mesma. Através desta tenho acompanhado o trabalho da Secretaria do Meio Ambiente, mas também a oportunidade de conhecer cidadãos canoenses ao qual fazem trabalho voltados aos mananciais, a sua conservação, disseminando informações e conscientização do mesmo.
      Todos  dependemos da água para sobrevivência, mas o descaso humano para com a água, o consumo e o desperdício por falta de consciência, o descuido com os recursos hídricos, tem se agravado com a contaminação dos rios, e o saneamento básico inadequado. A seca recente de São Paulo, é um bom exemplo, de escassez  por quantidade e  qualidade, pois o volume de água disponível está contaminada por falta desse tratamento.  O Estado de São Paulo, mostra como não se deve gerir um sistema de abastecimento.
 E enfatiza: 
“CONHEÇA E RECONHEÇA A SUA CIDADE,  OS SEUS MANANCIAIS”
NÃO PODEMOS MUDAR O MUNDO, MAS PODEMOS CONTRIBUIR DIARIAMENTE COM ELE! !


















quinta-feira, 2 de julho de 2015

Tribos em Cena no Arroio Araçá

Nos dias 02, 09, 10, 16 e 17 de junho de 2015, o Arroio Araçá  foi visitado em três pontos específicos pelas escolas integrantes do Projeto Tribos em Cena, da Parceiros Voluntários: 
1 - Av. Santos Ferreira - Nascente Fonte Dona Josefina

2 - Av. Dr. Severo da Silva - Arroio junto a praça do residencial Bela Vista



3 - Av. Inconfidência com rua Farroupilha - duas realidades: mata ciliar e o  Largo com o arroio fechado.

Foram cerca de 400 visitantes, nestes cinco dias, somando-se os alunos, professores, mães, voluntários e equipe técnica, que se deslocaram com ônibus até os locais. No primeiro ponto aconteceu roda de conversa sobre fatores históricos, geográficos e biológicos da bacia hidrográfica, com coleta d`água na nascente;

***clic nas imagens para ampliar***








Após este momento os grupos percorreram, com o transporte, o caminho do afluente que surge a partir da nascente Dona Josefina até onde este se junta ao veio principal do Arroio Araçá, no Residencial Bela Vista. Ali neste segundo ponto da visita já se pode verificar as belezas características do manancial e do terreno, assim como a falta de cuidado e a poluição da água e no entorno. Foi realizada um caminhada até e a praça disponível no local e o lanche. Um exemplo da possível convivência harmônica com a natureza desde que seja preservada e cuidada;







Por fim os grupos seguiram de ônibus até o ponto final da visitação, onde o Arroio Araçá possui mata ciliar num lindo túnel verde, porém repleto dos mais diversos resíduos ali descartados. No local somam-se fatores problemáticos de poluição que ocasionam, ainda, o visual de espuma, assim como a descaracterização do arroio, em cuja esquina, no residencial Cidade Nova, passa a ser fechado sob a Avenida Inconfidência. Verifica-se sob dois ângulos a realidade de um mesmo arroio.





"...os pequenos, que aprenderam sobre o cuidado com as águas, a importância da proteção e conservação das nascentes, e o necessário conhecimento da biodiversidade existente em um rio."

"A professora Maria Inês Pacheco conversou com os alunos a história da nascente e, também, um pouco sobre a história de Canoas. As crianças também contaram um pouco sobre seus trabalhos na escola, de acordo com os temas apresentados no projeto."

"A ação visa a educação sobre o cuidado com as águas, a importância da proteção e conservação das nascentes, e o necessário conhecimento da biodiversidade existente em um rio, e que depende de todo um processo de defesa e revitalização."


Tribos em Cena - Desenvolvimento Sustentável com Atitude.