Nosso Rio Guri

Nosso Rio Guri

terça-feira, 28 de maio de 2013

Semana do Meio Ambiente 2013 Canoas/RS



Abertura da Semana do Meio Ambiente
Vice-Prefeita Beth Colombo em 04/06/13
 Palestrante: Professora Articuladora do Projeto do Rio Guri 
 Maria Inês Pacheco





 Baseada no livro de Brandão, na história e geografia do município e nos estudos do Projeto do Rio Guri, a professora movimenta reflexões sobre a trajetória de Canoas e nas possibilidades para seu desenvolvimento sustentável.


Aqui é onde eu moro, aqui nós vivemos...

"...Hoje em dia algumas pessoas preferem dizer a frase ambientalista assim: “pensar e agir local e globalmente”. ...Minha ação de todos os dias, junto às pessoas participativas com quem eu trabalho, pode ser tão global quanto o meu pensamento.


Um pequeno riacho municipal cujas águas lutamos por manter límpidas e saudáveis, só é “municipal” desde um ponto de vista provisoriamente político e administrativo. As suas águas vieram de uma pequenina fonte e dependem das águas de chuvas que vieram de um espaço sem limites territoriais. Suas águas irão desaguar em um rio maior que irá fluir dentro e fora de nosso município. Pode ser que as águas que eu ajudei a manter límpidas fluam para fora de nosso Estado e mesmo de nosso País. E numa tarde qualquer, essas águas que um dia passaram “pela minha aldeia” (como no poema do Fernando Pessoa) haverão de chegar a um Oceano. A um mar oceano que não pertence a País algum, mas é de todos nós, sendo de toda a Terra..."


...A proposta aspira também gerar um valor de  testemunho. No que começamos a fazer quando abrimos as portas da casa e do coração e nos unimos a outras pessoas em busca do  bem-comum, começamos a mostrar a nós mesmos e a todas as outras pessoas, que de verdade um outro Mundo é possível..."


Carlos Rodrigues Brandão em: 
Aqui é onde eu moro, aqui nós vivemos - Escritos para conhecer, pensar e praticar o Município Educador Sustentável


Uma homenagem a cada um e a cada uma que integram ações na proposta do projeto do Arroio Araçá: nosso Rio Guri e que "o que importa é a corrente de iniciativas e de motivações que o conjunto de todas elas cria em uma cidade, em um município, em uma bacia hidrográfica, em uma região. E o que importa, para além de cada município e de cada região, é a rede e a teia de pessoas e de grupos espalhadas por todo o Brasil, todos os continentes e por toda a Terra..."





quinta-feira, 9 de maio de 2013

Arroio Araçá no YouTube

Por ocasião do Dia da Água em 2009, o Projeto do Rio Guri ganhou esta apresentação, construída com o material retirado do blog e do álbum do projeto.
Fica aqui gravado nosso agradecimento.

Em 2008 aconteceu o primeiro e grande mutirão realizado em oito pontos na cidade.


Cascatinha no Araçá na avenida Inconfidência.

sábado, 4 de maio de 2013

Mudanças no cenário da cidade



O Curta Pajerama apresenta um cenário que nos remete agora para pensar a mescla entre o ontem e o amanhã. O projeto do Rio Guri vem de outras formas, através deste blog, convidando a comunidade canoense para reflexões deste tipo visando contribuir com o desenvolvimento sustentável. 

Os links abaixo possuem informações e pontos de vista que nos convidam a pensar na relação entre o ontem e o amanhã de Canoas.



É preciso fazer uma releitura destas terras para as atuais e futuras gerações possam ‘enxergar’ as antigas coxilhas que elas possuíam... http://arroioaraca.blogspot.com.br/2010/06/arroio-araca-e-o-pampa-gaucho.html

O cenário de Canoas algumas dezenas de milhares de anos atrás:
http://www.museumin.ufrgs.br/GeotoposCanoas.htm

...a importância do ambiente natural para que nos lembremos quem somos, o que fazemos, de onde viemos e, por conseqüência, como seremos. 
http://arroioaraca.blogspot.com.br/2009/06/tudo-e-constantemente-modificado-em.html