Nosso Rio Guri

Nosso Rio Guri

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Estudos de Antropologia junto ao Rio Guri

Stella Maris Nunes Pieve, aluna da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, participou no ano de 2010 da coleta na Fonte Dona Josefina pela 17ª Romaria das Águas da Bacia do Guaíba, dentro de sua pesquisa sobre este evento. O resultado foi divulgado em 2011 na Revista Iluminuras  que  publica privilegiadamente trabalhos relacionados às linhas de estudo em antropologia.

A Revista Iluminuras é uma publicação semestral de trabalhos e colaborações prioritariamente inéditos sob a forma de artigos e matérias diversas como noticiários e entrevistas, em português, espanhol, francês ou inglês.

Stella publicou ainda, no site do Núcleo de Estudos da Religião, um relato detalhado sob seu ponto de vista de como ocorreu a Romaria no Guaíba no dia 12/10/2010.

O Núcleo de Estudos da Religião é um espaço aberto e democrático de pesquisa, formação e intercâmbio que realiza projetos de pesquisa e estimula a formação de pesquisadores e o intercâmbio público, nacional e internacional, de conhecimentos sobre a Antropologia da Religião.

Em ambos os relatos aparece a experiência e vivência desta aluna de Antropologia na nascente do Arroio Araçá, e junto ao Projeto do Rio Guri que, também, veio conhecer. Agradecemos pelo sua contribuição com o olhar da Antropologia e parabenizamos pelo belo trabalho.

Para ter acesso ao arquivo em PDF na Revista Iluminuras:

Para visitar o site do Núcleo de Estudos da Religião:

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Depoimento

Ricardo Oder Cabelari, morador a 31 anos no Bairro Estância Velha cresceu tomando banho no Arroio Araçá. Conta que entre a Av. AJRenner e a rua Alexandre Gusmão o arroio tinha água que batia na cintura, as crianças pulavam de cima da mata ciliar para dentro da água. Seu irmão mais velho, Juarez, muito pescou muçum, jundiá, etc...
Conta ainda que conheceu uma nascente do arroio que ficava na altura do posto Ipiranga, na curva da Santos Ferreira, após a escola Gomes Jardim. Isso pelos anos de 1996, pois logo em seguida nasceu o residencial Bela Vista. A água vertia para cima e criava um lago, onde, também, a criançada se banhava.
Acredita que outra nascente ainda exista atrás da Escola Irmão Pedro, formando um banhado. Conta que, quando chovia, as crianças desciam esgorregando no gramado até dentro do lago que se formava ampliando o filete d´água do arroio.