Nosso Rio Guri

Nosso Rio Guri

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Bicicletada pela Natureza - Final

Domingo - 27/11/11 - um grupo de ciclistas da I Biciclitada pela Natureza acorda cedo na Praia do Paquetá e parte para a última ação deste movimento. Seguem até o ponto do Arroio Araçá no Pontilhão do Dique - divisa entre os Bairros Mato Grande e Fátima, e fazem a parada de reconhecimento do local. Providenciam o plantio de mais uma muda de Araçá.


Assista a mensagem dos integrantes do movimento.


França do Instituto de Gestão Ambiental


Senilda do LerArte

Sepé Tiaraju, perece às portas dos Sete Povos das Missões..., enfrentando os exércitos imperialistas de Espanha e Portugal, em defesa do território da Pátria natural, ainda quase virgem do pé civilizado do europeu...; terra onde nascera, chão nativo, onde plantara seu rancho e acendera seu fogo. Sepé é o primeiro pronunciamento de uma consciência rio-grandense...



Irmão Antonio Cechin

Bicicletada pela Natureza - Parte II

Na tarde do sábado 26 de novembro de 2011 o grupo da Iª Bicicletada pela Natureza de Canoas, após parada na Fonte Dona Josefina - Bairro Estância Velha, seguiu para a sede da FAUERS no Bairro Nossa Senhora das Graças.

Ali foram acolhidos, por integrantes da Federação Afroumbandista e Espiritualista do Rio Grande do Sul e da Casa de Caridade Pai Thomé, com um lanche para uma rápida apresentação dos trabalhos ambientais realizados por esta Federação, com distribuição de materiais, cujo lema é A Natureza é o Altar de todos nós. Esta entidade é grande apoiadora do Projeto do Rio Guri. O Presidentes da FAUERS - Everton Alfonsin e o Irmão Antonio Cechin -idealizador da Romaria das Águas, presentearam a organizadora da Bicicletada - Maria Senilda de Oliveira, com uma Imagem da Senhora das Águas. Após as Professoras Inês e Senilda organizaram o plantio das mudas de árvores que foram plantadas na sede da entidade, selando e valorizando o trabalho de conscientização e cuidado com a natureza: com a terra, com as águas, com as matas...
Foi realizado o plantio de uma muda de Ipê Roxo e outra de Araçá com as presenças de representantes do Banco de Alimentos de Canoas, da Escola de Surdos Padre Reus de Esteio; Vereador Almiro Cebola pela Câmara de Vereadores; Grupo Axé Jovem; da Pastoral da Ecologia; do Levante Popular da Juventude; Cooperativa de Contrução e Limpeza; Conselho Indiginista Missionário de Porto Alegre; Ler Arte e da Tribo Caingang.

Depois desta parada os Ciclistas seguiram para a Prainha do Paquetá para organização do acampamento com mais momentos de reflexão antes da noite de descanso.

Bicicletada pela Natureza - Parte I

AS ENTIDADES: · ASSOCIAÇÃO CRIANÇA FELIZ · LEARTE · ASSOCIAÇÃO DE MORADORES GETÚLIO VARGAS · FAUERS EM PARCERIA COM TRIBO CAINGANG DE SÃO LEOPOLDO E COM O PROJETO AMBIENTAL ARROIO ARAÇÁ: NOSSO RIO GURI, REALIZARAM A 1° BICICLETADA MUNICIPAL DE CANOAS, PREPARATÓRIA PARA A 5° BICICLETADA ESTADUAL CAMINHO DE SEPÉ COM O PROJETO: HERDEIROS DE SEPÉ TIARAJU. SÁBADO - 26/11/11
Eram 14 horas quando se deu a saída da 1º etapa da bicicletada no final da rua da Barca no Bairro Harmonia. Os ciclistas seguiram pelas ruas da cidade acompanhados pelo Micro Ônibus da Casa de Caridade Pai Thomé/FAUERS, uma ambulância e as viaturas da Fiscalização de Trânsito de Canoas até o Bairro Estância Velha com a primeira parada na fonte Dona Josefina.

Alguns integrantes do projeto do Rio Guri aguardavam ali na fonte para receber a bicicletada realizando a coleta de resíduos.

Ali na fonte, além de um bom descanso, ocorreram as falas do Irmão Antonio Cechim, da Professora Maria Inês Pacheco e do representante da tribo indígena Caigangue - Alécio de Oliveira, a respeito da preservação da natureza e da luta de Sepé Tiaraju.

Depois desta parada o grupo seguiu para a FAUERS, no Bairro Nossa Senhora das Graças, acompanhados por integrantes do Projeto Rio Guri.

Assista aqui a fala do Cacique Caingang Alécio de Oliveira.

A aldeia Por Fi fica na Estrada do Kilombo, 1015, bairro Feitoria Seller, em São Leopoldo. O telefone para contato é (51) 9330-2603. Quem quiser saber sobre a cultura indígena pode agendar palestras e apresentações, em troca de doação de alimentos e da possibilidade de venda do artesanato, fonte de renda da tribo.