Nosso Rio Guri

Nosso Rio Guri

domingo, 31 de julho de 2011

Águas do Araçá acompanham passagem da Senhora das águas por Canoas

Após a coleta Canoas receberá a Rainha da Ecologia no Domingo - 07/08/11 - 14h
Vigília com a Imagem:
  • A partir de Segunda-feira 08/08, das 8h às 20h na sede da Federação.
  • Sexta-feira 12/08 seguirá para a Paróquia N Srª Aparecida, até 20/08/11.
  • Após seguirá para as próximas cidades.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Plantio de Araçá simboliza adesão ao Projeto do Rio Guri

Em 09 de julho a Professora Daniela participou da coleta em uma das nascentes do Arroio Araçá dentro do Movimento Romaria das Águas levando a proposta ambiental para a Escola Peracchi Barcellos.

Em 11 de julho divulgou no blog da Escola e fez o convite:






No sábado - 16 de julho - o Grupo ambiental trabalhou apresentando fotos sobre suas ações. No momento dedicado ao resgate histórico dos mananciais de Canoas, houve a apresentação de foto cedida pelo projeto "Arroio Araçá: Nosso Rio Guri", disponibilizado na internet.


Na ocasião as Professoras Daniele e Maria da Graça e aluna Renata realizaram o plantio de muda de araçá na praça da escola, simbolizando a aderência ao projeto "Arroio Araçá: Nosso Rio Guri".




A Professora Maria Inês Pacheco, articuladora do projeto, prestigiou o evento, com a professora Caroline de Ciência, com a Diretora Geni, Professora Daniele, alunos Marcos e Matheus.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

...uma boa idéia vai se transformando em uma união de vontades...







Canoas é uma área de terra que foi no seu passado composta de banhados, arroios, lagos e muitas nascentes. Não há como apontar esta quantidade, pois não foram devidamente catalogadas tais características. Sabe-se, porém, com as histórias dos bairros, que ficaram resquícios de tais recursos hídricos. A ocupação urbana foi causando alterações a tal ponto que grande parte do município está aterrado e impermeabilizado. Consequentemente lagos e nascentes desapareceram, arroios foram degradados e canalizados. Os poucos locais onde se encontram o que restou tem grande importância para a comunidade. O objetivo deste projeto é registrar, provocar estudos, debater os impactos ambientais e suas consequências para a alteração do clima, da fauna e da flora da região. Pela importância do tema poucas pessoas podem estar interessadas e envolvidas, porém são elas que tem contribuído para que possamos manter a natureza da cidade.

Participar da Romaria das águas nos faz abraçar com mais afinco a causa do cuidado com as nascentes. Uma nascente tem a grande responsabilidade de dar origem aos pequenos recursos hídricos que, por sua vez, irão alimentar e manter os fluxos dos rios. Por isto acreditamos que é importantíssimo a...


Preservação e Recuperação das
NASCENTES
(de água e de vida)

...É desse jeito que nasce.
Como a poesia, a água brota, vencendo a força da terra que teima em prendê-la,
tenra e terna uma boa idéia vai se transformando em uma união de vontades, que repartidas, se multiplicam, vão ganhando forças para fundir mais possibilidades...

Para ter este livro baixe nos links:





Preservação e Recuperação das Nascentes /
Calheiros, R. de Oliveira et al.
Piracicaba: Comitê das Bacias Hidrográficas
dos Rios PCJ - CTRN, 2004.
Piracicaba, Brasil
JUNHO / 2004
1a Edição



domingo, 10 de julho de 2011

Fonte Dona Josefina recebe os Romeiros das águas

Dentro do movimento da 18º Romaria das águas do Guaíba, liderado pelo Irmão Antonio Cechin, organizado na cidade pelo Projeto Ambiental Arroio Araçá Nosso Rio Guri e pela FAUERS, no sábado 09/07/11, participaram da coleta na nascente do Arroio Araçá - Fonte Dona Josefina, representantes do projeto do Rio Guri, das casas que compõem a Federação Afroumbandista e Espiritualista do Rio Grande do Sul, da Prefeitura de Canoas, Câmara de Vereadores, Igreja Anglicana, Pastoral da Ecologia, Agência de Desenvolvimento/ ADESCAN, Conselho Municipal da Juventude, Associação de Moradores Bairro Fátima/AMOBF, Escola Municipal Governador Walter Peracchi Barcelos, Uniaxés e Lions Club Canoas. A coleta foi realizada pela juventude representada por Fernanda do Grupo Axé Jovem e por Fernando do Conselho Municipal da Juventude. O grupo Axé Jovem liderou um mutirão de limpeza antes de iniciar o evento apoiado pela comunidade que ia chegando. Também, organizou a distribuição de mudas de árvores que vem cuidando desde a doação recebida pelo projeto do Rio Guri do Rotaract Club de Canoas Integração.
A água da nascente em destaque. A bênção interreligiosa. Sr. Carlos Stein e familia, parceiros no cuidado com o arroio na Cidade Nova, de mãos dadas com a causa.
A professora Inês agradecendo a presença e o apoio da comunidade.
A professora Daniela da Escola Gov. Walter Peracchi de Barcellos levou a água da nascente...
... e muda de Araçá para plantar na escola simbolizando a aderência ao projeto.

O projeto do Rio Guri ganha mais parceiros

Na semana do meio ambiente o Arroio Araçá ganhou um presente: a professora Daniele Barbosa dos Santos da escola municipal Gov. Walter Peracchi de Barcellos do Bairro Olaria contata com o projeto dizendo que "trabalhar com o meio ambiente não deve ser um trabalho que se acabe em uma semana".
A professora Daniele descreve as ações que desenvolve as quais deseja ampliar: A sensibilização tem sido um dos focos, mas sinto que precisamos fazer mais. Tenho acompanhado o trabalho do projeto Rio Guri através de palestras e do blog (também comunidades nas redes sociais). Comecei a cursar a pós graduação em Educação Ambiental, no ano passado, e a estudar mais sobre as diversas temáticas em relação a EA. Quero desenvolver um projeto... Estou organizando um grupo (40 alunos de 4°s e 5°s anos) que desenvolvam temáticas ambientais, entre elas a abordagem sobre os arroios canoenses, visto que o Araçá perpassa pela comunidade em que atuo (e moro.. Bairro Olaria). Estamos de certa forma próximos à nascente e dos locais que aindam percebem o arroio sem a canalização que cresce. O grupo já conheceu a nascente do Araçá, a fonte Dona Josefina e outros arroios através do projeto "Conhecendo as águas do município" desenvolvido pela prefeitura municipal. O objetivo do grupo é estudar, capacitando-se para tornar-se multiplicador dos conhecimentos, alertando sobre a poluição e demais impactos causados no meio em que vivemos. ...os alunos precisam de incentivo para realizarem as ações. O projeto é que o grupo permaneça e desenvolva atividades no decorrer do ano letivo e, mais tarde, esteja em contato com ONGs, associações e demais escolas da região nordeste e regiões vizinhas, organizando uma rede atuante nas problemáticas ambientais. Resolvi entrar em contato porque percebo a credibilidade que o projeto que desenvolvem tem na sociedade.

O grupo ambiental que estamos estruturando já conheceu a nascente, mas precisamos conhecer e participar desses movimentos, tentando elaborar ações para que a sociedade perceba a importância dos nossos mananciais. Pessoalmente, tenho conhecido, ao longo dos últimos anos, um pouco mais sobre os arroios e sobre a malha hídrica de Canoas. Estou aprendendo. Quanto ao grupo, como são alunos e moram nas proximidades de alguns arroios localizados na região nordeste (Canoas), estamos trocando, conhecendo, nos organizando para atuarmos junto à comunidade. É um trabalho que leva tempo, mas deve ser iniciado e desenvolvido ao longo da vida escolar e fora da escola... a proposta é sermos multiplicadores de conhecimentos. A parceria é para que nos mantenham a par das ações desenvolvidas pelo projeto "Arroio Araçá: Nosso Rio Guri" e, ...queremos divulgá-lo para os que ainda o conhecem como "valão", além de desenvolvermos outras ações dentro da escola (coleta seletiva, descarte correto de óleo e pilhas... tudo o que acabe contaminando a água dos arroios e rios).
Vamos crescendo...


Pois bem, conversando com a professora ficamos sabendo que ela já é grande amiga do projeto, já realizou atividades com materiais do Rio Guri como fotos e o vídeo do youtube. Já vem desenvolvendo nossa proposta que é cuidar da natureza que resta em nossa cidade.



Daniela conheceu as nascentes da Fazenda Guajuviras e Fonte Dona Josefina com seus alunos participando na trilha "Conhecendo as águas do município" oferecida pela prefeitura.





Esta é uma parceria que só tende a crescer mesmo prof. com seu conhecimento e entusiasmo. É tudo que precisamos. Aguardamos novas postagens com os trabalhos da escola.

Blogs da Professora Dani
http://canoaseduambiental.blogspot.com/
http://grupoambientalperacchi.blogspot.com/

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Legislação Ambiental, Código Florestal, Arroio Araçá...










Nossa luta local em defesa da natureza, da vida,


é uma luta nacional,


é uma luta global.



Venceu a destruição, a ganância e o lucro!

Por Fórum em Defesa do Código Florestal Brasileiro
A sociedade tomou conhecimento na noite do dia 24 de maio, à noite, de mais um desserviço prestado pela maioria da Câmara dos Deputados ao povo brasileiro: a aprovação do relatório Aldo Rebelo e do projeto de lei para a modificação do Código Florestal Brasileiro, carta maior de nossa legislação ambiental, uma das mais avançadas do mundo, patrimônio da nação brasileira. Quem perdeu não foram só os ambientalistas, mas fundamentalmente o Brasil e suas gerações futuras, bem como todo o planeta sob constante ameaça ambiental...

http://www.ecoagencia.com.br/?open=sintoniaterra


Veja + Artigos no site Ecoagência:


O preço de não escutar a natureza - Por Leonardo Boff
Conhecemos os vales profundos e os riachos que correm neles. Mas não escutamos a mensagem que eles nos enviam, que é: não construir casas nas encostas; não morar perto do rio e preservar zelosamente a mata ciliar.


O Planeta vai continuar com febre - Por Leonardo Boff
A lógica da economia dominante que visa o crescimento e o aumento do PIB implica na dominação da natureza, na desconsideração da equidade social (dai a crescente concentração de riqueza e a célere apropriação de bens comuns) e da falta de solidariedade para com as futuras gerações.

Pássaros sem Ninhos - Por Nicete Campos
Em centros urbanos, por conta do crescimento populacional “inevitável”, a flora vai sendo substituída por concretos luxuriosos


O meio ambiente exige que a consciência seja convertida em ação - Por Leila Boscato Garcia
O ser humano pode ser caracterizado como cego, como inconsciente, como pessimista ou otimista demais, quando se fala da sua relação com o meio ambiente. Mas, independente do posicionamento adotado, o certo é que, os discursos que emanam das diversas áreas da sociedade convergem para necessidade de adotar uma nova postura menos destrutiva e mais altruísta

Rios como artérias de vida, ... - Por Paulo Brack
Nos reservatórios de hidrelétricas, como efeito dominó, quanto maior a intervenção por esse tipo de obra, os habitats e os ecossistemas podem entrar em colapso, pois já perderam a oxigenação das corredeiras bem como a presença de peixes e plantas exclusivos de cursos d’água.

Água – Questão de Sobrevivência! - Por Douglas Carrara
Quando a comunidade se mobiliza realmente obtém resultados...

A Metáfora Ambiental - O agir humano atual e o meio ambiente - Por Millos A. Stringuin
Os homens são induzidos para a ganância crematística (acumulação constante de bens materiais por prazer) e, por ela, a humanidade altera definitivamente o meio ambiente, rompendo a homeostasia planetária. Trata-se da busca ilusória do tão desejado desenvolvimento pessoal e do progresso.

Bioma Pampa, um sistema ameaçado - Por Marcelo Dutra Silva
Cerca de 40 espécies de animais estão ameaçadas de extinção no pampa gaúcho, como o veado-campeiro, o lobo-guará, o gato-palheiro e aves, como a noivinha-de-rabopreto, a águia-cinzenta, o veste-amarela e a corruíra-do-campo.

Educação ambiental e dever de casa - Por Giovanni Seabra
A educação ambiental é sustentada na aprendizagem permanente, baseada no respeito a todas as formas de vida e no estímulo às sociedades socialmente justas e ecologicamente equilibradas, mantendo entre si a relação de interdependência e diversidade.


O desafio de nossa geração - Por Heitor Scalambrini Costa
O que está em jogo é a disposição da sociedade em reduzir e alterar drasticamente a forma de consumo, redefinir o modelo de produção e a idéia de desenvolvimento.



Endossando os propósitos de alerta, de ação e de cuidado do projeto do Rio Guri.