Nosso Rio Guri

Nosso Rio Guri

domingo, 12 de dezembro de 2010

Canoas Minha Terra... Canoas Minha Querência...

MINHA QUERÊNCIA
&
PROJETO RIO ARAÇA
NOSSO RIO GURI


APRESENTAM

Fatima Gimenez
'Suplica de um rio'

Não deixem morrer meu rio
me ajudem por favor...


http://culturadaquerencia.blogspot.com/2010/12/projeto-arroio-araca-apoio-minha.html#comment-form

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

I Congresso da Cidade - 1ª Etapa: Seminários

O I Congresso da Cidade de Canoas será um momento em que sociedade civil e poder público poderão, através do diálogo, construir juntos um planejamento do futuro da cidade para o período de 2011 a 2021. A participação e o envolvimento de todos nas etapas do congresso resultará em uma estratégia pensada para a cidade dos próximos dez anos.
A 2ª etapa consiste na realização de plenárias populares nos quatro quadrantes da cidade de Canoas, tendo como objetivo o debate e a colheita de propostas para serem encaminhadas
ao I Congresso.
A 3ª etapa será a realização do I Congresso da Cidade de Canoas, reunindo o resultado da 1ª e da 2ª etapas, votando as mesmas através dos delegados eleitos, ouvindo palestrantes nas áreas
e traçando as diretrizes do planejamento da cidade para os próximos dez anos que seguirão (2011-2021).
A participação dos canoenses no processo de construção do futuro da cidade se efetivou durante o segundo dia de Seminários Temáticos. Isso porque, mais do que participar dos debates, a população se mostrou realmente interessada em planejar junto ao poder público os próximos anos de Canoas...Para o prefeito, este processo preparatório ao Congresso tem qualidade, pois recolhe opiniões e sonhos da comunidade, que se transformam em projetos.
“Que esta seja uma cultura da cidade, pois expressa a vontade dos cidadãos; que nossos filhos e netos dêem sequência”, convidou Jairo. Conforme ele, muitas vezes Canoas fracassou pela ausência de unidade e acabou sendo dividida. Agora é a oportunidade de buscar e consolidar uma estratégia construída coletivamente, democraticamente. “Queremos uma estratégia feita por milhares de mãos, mentes e corações. Demos hoje um passo vigoroso, com todos vocês damos forma ao projeto de Canoas”, concluiu o prefeito.
Por Amanda Utzig Zulke - Seminário elege os delegados do I Congresso - Site da Prefeitura de Canoas - sábado, 4 de dezembro de 2010

Encerrando a mesa com os palestrantes, na 1ª Etapa - em 03/12/10 - os Secretário Paulo Ritter, Celso Barônio e Luis Carlos Bertotto.

Ritter, da Secretaria da Educação, apresenta o preâmbulo da Carta da Terra: 'Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que, nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações.'

Barônio, da Secretaria do Meio Ambiente, fala sobre a questão do cuidado com arroios e rios de forma que os vejamos com tais e não como vias de esgotos sanitários. Sugere que as áreas dos arroios sejam transformados em parques, trabalhando na lógica da sustentabilidade, pensando na qualidade de vida para nossa cidade.


Luis Carlos, da Secretaria de Transporte e Mobilidade, destaca a necessária participação da comunidade para que as coisas aconteçam. Salienta que a população tem que pressionar para que a cidade se torne melhor, que diga o que pensa e deseja.


VISITE O BLOG -
http://www.congressodacidade.blogspot.com/