Nosso Rio Guri

Nosso Rio Guri

terça-feira, 20 de abril de 2010

É proibido poluir?

O Araçá é objeto de estudo constante da Professora Tania Renata Prochnow do Curso de Química da Universidade Luterana do Brasil, que avalia as concentrações de metais na bacia do arroio, e suas possíveis causas advindas das atividades domésticas, industriais e agrícolas na região.
Este estudo torna-se muito interessante para o conhecimento da população, uma vez que apresenta a forma como nossas ações contribuem com a poluição e contaminação do arroio, cuja captação, a 600 metros de sua foz, nos dá a água que bebemos. O esgoto, animais em decomposição, terraplanagem, uso de fertilizantes, produtos de limpeza e combustíveis, descartados no manancial, ou em seu entorno, favorecem o desenvolvimento de tal processo.
Em cada ponto o arroio possui características diferentes, percorrendo área de campos, com mata ciliar, ou totalmente coberto. Há lugares lindos como no residencial Bela Vista, entre a avenida Açucena e a parte não coberta da Av. Inconfidência. Porém, neste local, entre a mata, percebe-se, há anos, uma formação intensa de espuma (foto) que o Projeto do Rio Guri já tentou divulgar em jornais, e questionou, nas duas últimas administrações a Secretaria do Meio Ambiente. Em determinadas épocas, devido as variações do clima que interferem no volume de água, ainda verifica-se a liberação de odor desagradável provocado pela concentração de poluentes.
Tal situação o faz ser visto como um valão, sujo e fedorento, que é melhor ser fechado. É compromisso de todos conhecer, cuidar, denunciar.

Para conhecer um dos trabalhos da Professora Tânia leia em:

O Arroio Araçá está sendo utilizado como via de esgoto natural, sem tratamento, carregando consigo uma grande quantidade de detritos sólidos e poluentes diversos, como esgotos domésticos, industriais, agrícolas e, também, resíduos animais. No seu trecho final, o leito do Araçá sofreu alterações com as freqüentes dragagens realizadas para sua limpeza, bem como pela construção de dique de contenção de cheias. Ali se estabeleceu uma população invasora que vive principalmente do aproveitamento do lixo urbano e da criação clandestina de animais, causando obstrução parcial deste trecho do arroio, dificultando a vazão normal de suas águas. Com este elevado grau de contaminação, o Arroio Araçá lança suas águas no Arroio das Garças, formando uma pluma negra, alterando a qualidade das águas do mais importante manancial para o município de Canoas, também utilizado para abastecer parcialmente o vizinho município de Alvorada”.
(fragmentos do texto)
Espuma no mesmo local, em janeiro de 2010 - foto de Helena - orkut Canoas Minha Terra