Nosso Rio Guri

Nosso Rio Guri

sexta-feira, 26 de março de 2010

Lição da água

" Lição sobre a água "

Este líquido é água.
Quando pura
é inodora, insípida e incolor.
Reduzida a vapor,
sob tensão e a alta temperatura,
move os êmbolos das máquinas que, por isso,
se denominam máquinas de vapor.

É um bom dissolvente.
Embora com excepções mas de um modo geral,
dissolve tudo bem, bases e sais.
Congela a zero graus centesimais
e ferve a 100, quando à pressão normal.

Foi neste líquido que numa noite cálida de Verão,
sob um luar gomoso e branco de camélia,
apareceu a boiar o cadáver de Ofélia
com um nenúfar na mão.

António Gedeão
clic para ampliar a foto
Masaru Emoto, pesquisador japonês, tem estudado sobre ações, pensamentos e sentimentos que interferem na realidade física da água. Ele diz que sua estrutura cristalina é afetada pela “energia de vibração” absorvidas através de atos, palavras ou músicas.
Segundo o estudioso, ao emitirmos um tipo de vibração num frasco contendo água, ela absorverá um tipo de “energia” associada ao valor, moral, do pensamento, som ou palavra que foi submetida. Isso foi verificado através do processo de cristalização onde as moléculas de água, passando do estado líquido para o estado sólido, formaram estruturas tridimensionais bem definidas, formando figuras cristalinas simétricas e muito bonitas, quando passada vibração positiva. Ao contrário, porém, foram obtidas formas sem nenhuma regularidade, com aspecto desagradável e sombrio.
Tais estudos não foram ainda cientificamente comprovados, porém, nos fazem refletir sobre nossa interferência no ambiente natural e social, pois existe uma cadeia interligada entre nossos pensamentos, ações e acontecimentos.

Depende de nós
Se esse mundo
Ainda tem jeito
Apesar do que
O homem tem feito
Se a vida sobreviverá...
Ivan Lins

quarta-feira, 24 de março de 2010

Reflexão sobre a ação no Dia da Água

Alunos da Escola Estadual Jussara Polidoro, no Bairro Guajuviras/Canoas, tiveram, no dia da água (22/03/10), uma aula especial sobre o tema, com a Professora Ivone Bolico, que, entusiasmada com os resultados, coloca: "Foi muito boa a reflexão no dia da água, o que era para ser apenas alguns minutos, transformou-se em um período."
Além da visão global sobre o valor desta fonte de vida, houve o debate sobre a ação local que alunos e professores estão tendo através da participação junto ao Projeto do Rio Guri.
A atividade aconteceu com as turmas: 301, 81 (terceiro ano do ensino médio e oitava série da manhã) - 72, 82, 53 e 62 (quinta, sexta, sétima e oitava séries da tarde), com a seguinte dinâmica:
1ª parte: sensibilização com arquivo de fotos sobre cenas chocantes - "Água, em alguns lugares ela não existe";
2ª parte: relembrando as atividades realizadas no ano de 2009, enfatizando a caminhada até a Fonte D. Josefina e na Fazenda Guajuviras, mostrando as fotos e explicando como foi para aqueles que não participaram;

Professora Ivone explanando para os alunos na nascente do Araçá em 2009.

3ª parte: divulgação das notícias atuais com fotos e esclarecimento sobre a revitalização da fonte Dona Josefina, relatando a parceria com o Projeto Arroio Araçá: Nosso Rio Guri;

4ª parte: Mensagem "Cachoeiras do mundo." Reflexão sobre atitudes de iniciativa e a beleza que existe na natureza.

5ª parte: Música - 'Planeta água' (Sandy), apresentando a água coletada na fonte Dona Josefina circulando entre todos. Um minuto de pensamentos com ideias de cuidado e como cada um pode fazer para proteger a água e o meio ambiente;

6ª parte: Enquete sobre conhecimento da nossa fonte histórica - Dona Josefina/104 anos.

Parabéns aos professores e jovens que estão empenhados em conhecer os cenários naturais, em suas belezas e importância, como também, as problemáticas que precisam ser identificadas. É necessário expandir as idéias e visões de mundo, questionar e propor novos valores, perceber e integrar as diferentes temáticas que levam aos problemas ambientais. É inegável a contribuição dos jovens nas questões ambientais, através da energia e da vontade deste segmento em transformar, lutar, denunciar, revolucionar...

segunda-feira, 22 de março de 2010

Fonte Dona Josefina ganha projeto de Revitalização

Em janeiro de 2009 integrantes do Projeto do Rio Guri estiveram visitando os novos gestores das secretarias do meio ambiente e da cultura apresentando materiais levantados no movimento em defesa do patrimônio natural e cultural da cidade, principalmente em relação aos locais que envolvem diretamente a biodiversidade do Arroio Araçá. A Fonte Dona Josefina ganhou um destaque especial com a visita de integrantes destas secretarias.
Um ano depois, pelo DIA MUNDIAL DA ÁGUA - em 19/03/10 - verifica-se que um dos objetivos foi alcançado: foi lançado projeto de revitalização da Fonte dona Josefina.

Com a liderança destas secretarias e a participação de representes da Coordenadoria da Diversidade, das escolas Cofrinho de Mel, Jussara Polidoro, Artur Jochims, Rondônia, da Associação de Moradores do Resid.Hércules, Axé Jovem da FAUERS, Uniaxés, Projeto Peixe Dourado, ACADEF, aconteceu o ato de lançamento da placa que identifica o valor histórico e natural do local.

De acordo com o Secretário Municipal de Meio Ambiente Celso Barônio, tão importante quanto revitalizar o local, que também poderá ser usado pela comunidade como área de lazer, será resgatar a história da cidade. Com o nome “Recuperando Fonte de Vidas” o projeto visa realizar o levantamento das condições da área, verificar a qualidade e quantidade de água, promover a limpeza e desassoreamento, proteger a vegetação das margens e recuperar a mata ciliar.
Construída em 1904, por Antonio Lourenço Rosa a fonte recebeu este nome em homenagem a sua esposa. Situada numa área de declive na rua Santos Ferreira, em frente ao cemitério Santo Antônio, antigamente servia para o abastececimento de água à família, aos tropeiros, animais e pessoas que ali passavam e se utilizavam da ¨bica¨. A água da vertente da Fonte Josefhina formava um córrego que ia alimentar o Arroio Araçá.

O Projeto do Rio Guri veio pesquisando nos últimos anos e contribuindo com o alerta à comunidade sobre o risco que a fonte corria de ser totalmente aterrada.

Felizmente houve tempo de se resgatar este 'rio bebê', pois temos verificado que as nascentes e os fios d'água que delas saem para alimentar arroios, são vistos como incômodos para a modernidade.

O grito de SALVE A FONTE DONA JOSEFINA,

nos seus dois sentidos, de saudação e salvação, valeu.

Fica aqui a saudação do Projeto Arroio Araçá: Nosso Rio Guri

a todos que participaram desta conquista - SALVE! SALVE!