Nosso Rio Guri

Nosso Rio Guri

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

+CANOAS encarte ZH 28/08/09 - Artigo sobre o projeto abraçado pela comunidade


E a comunidade está abraçando a ideia e este cuidado. Abrindo a Semana do Meio Ambiente de 2008 realizaram um espetacular mutirão de limpeza em oito pontos do Arroio Araçá.
Assista no vídeo abaixo.

sábado, 22 de agosto de 2009

Arroio Araçá na memória da Comunidade Quilombola de Canoas.

Relatório de uma comunidade negra em Canoas/RS - Chácara das Rosas: o ontem e o hoje de uma luta quilombola - Projeto FAURGS - INCRA/2006.
Elsa Avancini, professora, Doutora em História, estuda a situação dos quilombolas no Brasil, e em Canoas sobre a Chácara das Rosas, fala em entrevista da relação desta comunidade quilombola com o Arroio Araçá.
"Enquanto um bairro nobre vai se constituindo numa zona até poucos anos esquecida em Canoas, uma comunidade quilombola ali estabelecida aumenta sua luta por reconhecimento do seu espaço e dos seus direitos. É a comunidade Chácara das Rosas. A IHU On-Line entrevistou, por telefone, a professora Elsa Avancini, que estuda a história do Brasil e da África e a situação dos quilombolas no país e, há alguns anos, apoia a Chácara das Rosas, que está quase finalizando, com sucesso, o processo de reconhecimento e titulação de suas terras. "
...
IHU On-Line – Como a senhora define a relação que os quilombolas têm com a terra? É uma relação semelhante a que os índios têm?
Elsa Avancini – Essa questão já foi pensada no Brasil através do Instituto Nacional de Reforma Agrária que, quando conduziu o reconhecimento das comunidades quilombolas e estabeleceu os decretos para o estabelecimento dessas comunidades, reconheceu aos indígenas as terras necessárias para sua sobrevivência e para produção de sua sobrevivência. Às vezes, as comunidades urbanas não têm mais como reivindicar em torno, pois o quilombo já está todo balizado pelas construções, pelo bairro que já avançou. Em outros lugares, as terras onde as comunidades vivem são necessárias a sua sobrevivência econômica. Essa interpretação me parece válida, não há por que termos uma legislação para os indígenas e outra para os quilombolas.
Em março de 2008, tínhamos no RS 182 comunidades identificadas e com 35 processos abertos, ou seja, há uma grande quantidade de comunidades aqui no estado. A Constituição de 1988 e o decreto 4887 permitiram que essas comunidades procurassem auxílio. Como elas não tinham apoio algum, as comunidades pobres e negras iam aos cartórios, onde eram mandados de uma repartição a outra, e não conseguiam reconhecer seu espaço. Isso tornou a luta muito mais difícil.

IHU On-Line – Como o meio que os quilombolas buscam construir pode ser um exemplo da ecologia dos saberes e da participação popular?
Elsa Avancini – Em especial, a comunidade Chácara das Rosas, onde eu fiz entrevistas, tem uma memória do meio ambiente local muito intensa e bonita, relembrando traços do espaço que hoje são diferentes. Hoje, essa área é urbanizada, e os arroios, em parte, estão canalizados. Por outro lado, essa mesma comunidade tem participado do projeto Arroio Araçá, Nosso Rio Guri, além de ajudar nas ações de limpeza do arroio e participar no sentido de preservar o meio ambiente, a fauna e flora da cidade.
...
Para ler a entrevista na íntegra acesse Rede de Educação Cidadã:

domingo, 16 de agosto de 2009

Nascente do Araçá na 16ª Romaria das Águas

Neste lindo sábado de sol representantes da comunidade canoense e visitantes, tais como: escolas, igrejas, terreiros, poder público, sindicato, ongs e demais segmentos, reuniram-se para a coleta das águas em nascentes para o lançamento na cidade da 16ª Romaria das Águas na Bacia do Guaíba, com o espírito de união que a natureza necessita para seu cuidado.
Canoas estará participando pela segunda vez com águas de suas nascentes, ambas do Arroio Araçá, coletadas na Fazenda Guajuviras e na Fonte Dona Josefina.
as fotos estão postadas no álbum do Araçá no Picasa (link ao lado)

sábado, 15 de agosto de 2009

Canoas é rodeada de águas

Canoas é rica em águas, é rodeada de águas.
Essas mesmas águas que inspiraram seu nome.
Com as cidades vizinhas são assim seus limites:
Esteio - Arroio Sapucaia
Cachoeirinha - Arroio da Brigadeira
Nova Santa Rita - Rio dos Sinos
Porto Alegre - Rio Gravataí
Além disso possui arroios que ainda estão sendo conhecidos pela população:
Guajuviras, Passo do Nazário, Araçá...
Enquanto outros já foram cobertos.
Há a histórica Fonte Josefina. Hoje só uma lembrança.
Há os açudes que se extingiram como, por exemplo, o da Vila dos Fernandes e do Residencial Alta Vista.
Há o açude que ainda resiste em chácara particular atrás do Hospital N.S. das Graças.
E deve ter havido muito mais, que não conhecemos.
Nossas águas.

Água de todos.
Ela não tem fronteiras, é recurso comum.
O Rio é de Oxum.
O lago é de Oxum, Águas de Oxum...
Águas da cachoeira, águas de Oxum...
Água cristalina, água de Oxum...
Canoas é de Oxum.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Coleta na nascente do Arroio Araçá

Estaremos realizando no dia 15 de agosto próximo (sábado) uma coleta simbólica de água na nascente principal do Arroio Araçá, dentro da Fazenda Guajuviras, iniciando em nosso município as atividades da 16° Romaria das Águas.
Este movimento de alerta sobre a água terá sua culminância em outubro com o ritual de mistura das águas retiradas das nascentes de rios e arroios que ajudam a formar o lago Guaíba.
Sabemos da urgência de ações concretas em defesa de todos os recursos hídricos, e que cada nascente, arroio e rio são fundamentais para a qualidade e quantidade de água disponível para todos os seres vivos.
Neste dia contamos com a participação de todos, pois esta deve ser a luta de uma sociedade consciente quanto a mudança comportamental com relação ao meio ambiente, necessária e urgente.
Se você pode participar entre em contato através do endereço abaixo. arroioaraca@terra.com.br

Coleta em 2008 na 15ª Romaria das águas